Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLA CRISTINA LOBATO SANTOS

DISCENTE: CARLA CRISTINA LOBATO SANTOS
DATA: 21/09/2021
LOCAL: Campus Bragança

A Sífilis (CID10 A- 53) na Comunidade do Caju-Una, Município de Soure, Ilha do Marajó-Pará: Diálogos entre saberes e práticas na medicina  tradicional e moderna.

Infecções sexualmente transmissíveis (IST’s), sífilis, comunidades tradicionais, saberes locais, cultura.

ÁREA: Sociologia

Este trabalho tem como tema as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’S) e as relações de tratamento das mesmas em uma comunidade tradicional em Soure, na Ilha do Marajó. A comunidade do Caju-Una, faz parte de um grupo de três comunidades que compõem a RESEX-Mar Soure, é considerada uma unidade de conservação sustentável (UCS), que tem como principal fonte de renda o extrativismo a partir da retirada do caranguejo e da pesca, além da renda advinda dos comunitários que são funcionários públicos municipais. A pesquisa tem por objetivo identificar a presença da sífilis na comunidade do Caju-Una e suas interfaces com conhecimento empírico e com o conhecimento científico para o tratamento dos sujeitos acometidos. A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível, que é causada por uma bactéria a Treponema pallidum e é transmitida por meio de relação sexual desprotegida ou por contagio materno fetal. As práticas de tratamentos tradicionais com a utilização de plantas e suas partes, para banhos, chás e benzeduras é uma forma de tratamento muito utilizada em comunidades tradicionais e que demonstra suas raízes nas tradições locais e que mantém suas culturas, bem como a permanência dela nas gerações futuras. Contudo, há uma interrogativa sobre qual método mais utilizam hoje, os tradicionais onde estão fincadas suas raízes culturais ou os científicos baseados nos medicamentos advindos das indústrias farmacêuticas? Ou ainda, será que fazem utilização de ambos? O presente estudo utiliza o método qualitativo, com análise documental, questionários e entrevistas com moradores e moradoras da comunidade e trabalhadores da área de saúde. A análise documental foi feita a partir do boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, que descreve os casos de sífilis à nível nacional, estadual e municipal, a partir de dados compulsórios que são disponibilizados para investigação epidemiológica dos casos e análise para medidas preventivas e de tratamento das infecções. As entrevistas com moradores da comunidade ainda estão em andamento com dados preliminares, uma vez que o ano de 2020 foi comprometido pela pandemia causada pelo Corona vírus, o que impossibilitou a entrada até a comunidade, pois a mesma manteve-se fechada a visitações durante o período de grande incidência dos casos. Os dados preliminares foram obtidos através de entrevista via WhatsApp, com as respostas devolvidas por áudio, as mesmas foram ouvidas e transcritas, mantendo-se as respostas mais relevantes para a construção da pesquisa. As entrevistas realizadas com os profissionais de saúde ocorreram nos próprios postos de saúde onde eles realizam suas atividades profissionais, utilizei questionários semiestruturados com perguntas abertas e fechadas, e de onde pode-se analisar a situação do município quanto as infecções mais relevantes, e que direcionaram aos casos de sífilis. As analises serão realizadas por meio de triangulação de métodos por utilizar três métodos diferentes, a pesquisa de campo, a entrevista e o questionário, além da abordagem teórica para comparações dos dados obtidos. A pesquisa encontra-se ainda em andamento para obtenção de dados conclusivos, ainda estão sendo realizadas visitas a comunidade do Caju-Una, com o propósito de obter mais informações sobre seus saberes.

Presidente - 3449353 - NORMA CRISTINA VIEIRA COSTA
Interno - 1804348 - ALDEMIR BRANCO DE OLIVEIRA FILHO
Interno - 3342841 - LUIS JUNIOR COSTA SARAIVA
Externo ao Programa - 2871989 - ROGERIO ANDRADE MACIEL