Banca de QUALIFICAÇÃO: IRAILDE CRISTINA MELO MAGNO

DISCENTE: IRAILDE CRISTINA MELO MAGNO
DATA: 17/09/2021
LOCAL: Campus Universitário de Bragança - Platarforma Google Meet

A RELEVÂNCIA DOS SABERES TRADICIONAIS E SUAS PRÁTICAS DETRATAMENTOS REPRESENTADOS NO ROMANCE MARAJÓ (1947) DE DALCÍDIO JURANDIR

Conhecimentos tradicionais, doenças, tratamento, cura, ervas

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

O presente trabalho intitulado “A relevância dos saberes tradicionais e suas práticas de tratamentos representados no romance Marajó (1947) de Dalcídio Jurandir” é um estudo que tem como justificativa a questão da saúde pública, as doenças que acometiam as personagens do romance e os tratamentos praticados com os recursos da medicina popular. O romance, apresenta como o problema, a questão da má alimentação e as péssimas condições de moradia e trabalho das personagens que contraiam certas doenças. Devido a precariedade da saúde pública, os doentes procuravam os tratamentos pela medicina popular. A hipótese da pesquisa ocorre devido não haver uma infraestrutura em saúde pública nas comunidades do mundo ficcional e por isso, as personagens enfermas procuravam as práticas tradicionais para benefício das curas. O objetivo geral da pesquisa é abordar uma comparação dos tratamentos tradicionais da obra com o tratamento da medicina científica na realidade do início do século XX. Cabe aos objetivos específicos analisar como os conhecimentos tradicionais são aplicados no enredo a partir de um levantamento de crenças e de ervas baseados em teóricas do campo dessa temática e investigar como o conhecimento tradicional é aplicado pela pajelança por meio de uma comparação de gênero. As ervas, as crenças e a religiosidade do povo ajudam no processo da cura, diante de uma situação que não conta com um serviço de saúde. para os menos favorecidos. A classe dos fazendeiros, representada no romance pelos Coutinhos, procura por tratamento de saúde fora da região enquanto a classe dos empregados encontra, muitas vezes, buscam ajuda nos saberes tradicionais. A metodologia enfoca numa pesquisa bibliográfica com base em livros, teses, artigos e outras publicações científicas que somam com a investigação do tema proposto. além do resumo do enredo da obra Marajó para situar o leitor no contexto da narrativa; análise dos conhecimentos tradicionais com bases teóricas e como são analisados os trabalhos utilizados pelas práticas tradicionais para o benefício da cura.

Presidente - 2185447 - GUNTER KARL PRESSLER
Interno - 2420136 - CESAR AUGUSTO MARTINS DE SOUZA
Externo ao Programa - 2244124 - ELIANA TELES RODRIGUES
Notícia cadastrada em: 03/09/2021 11:44