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Banca de QUALIFICAÇÃO: KARLEY DOS REIS RIBEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KARLEY DOS REIS RIBEIRO
DATA: 23/07/2021
HORA: 09:30
LOCAL: SALA VIRTUAL DA PLATAFORMA GOOGLE MEET
TÍTULO:

CURRÍCULO DE LÍNGUA INGLESA NAS DISCURSIVIDADES DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA NA AMAZÔNIA MARAJOARA


PALAVRAS-CHAVES:

currículo; língua inglesa; educação escolar quilombola.


PÁGINAS: 35
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

Este estudo se propôs a analisar o currículo de Língua Inglesa (LI) nas discursividades das professoras da Educação Escolar Quilombola (EEQ) na Amazônia Marajoara. Problematiza quais os enunciados discursivos das professoras sobre o currículo de LI da EEQ do município de Salvaterra-PA. Para a discussão teórica sobre a Língua Inglesa, este estudo baseia-se em Kumaravadivelu (2003, 2012, 2016), Pennycook (2006, 2010) Rajagopalan (2006, 2009, 2013), Moita Lopes (2005), Leffa (2008, 2013), Nascimento (2019), Canagarajah (2007) e Camargo (2013). Para a incursão sobre Currículo nos balizamos em Apple (2006, 2012), Lopes (2006), Santos (2014), Sacristán (2000, 2013), Santomé (1998, 2001, 2013) e Silva (2001, 2002, 2011) e para a discussão da Educação Escolar Quilombola nos balizamos em Silva (2015), Souza (2015) e Brasil (2012).  O estudo é de natureza Documental, com a aplicação da abordagem qualitativa e Pesquisa de Campo, os instrumentos para coleta de dados considerou o uso de questionário semiestruturado enviado via WhatsApp a (=05) Professoras de LI da EEQ, em razão do contexto de Pandemia da Covid-19. Os documentos analisados referem-se: a) Documento Curricular do Município de Salvaterra: Discursos da área de Linguagens/Língua Inglesa; b) Projetos Políticos Pedagógicos das Escolas Quilombolas de Salvaterra; c) Proposta Curricular da Educação Escolar Quilombola de Salvaterra; e d) Planos de Ensino das Professoras de LI da EEQ. O referencial analítico desta pesquisa considerou a os estudos da linguagem em Bakhtin (2010, 2011, 2016) a partir da Análise do Discurso (AD). Na análise documental, os enunciados discursivos revelaram que o currículo de LI da EEQ ainda é fragmentado e possui pouca articulação e contextualização com os saberes tradicionais dos coletivos quilombolas. Na análise das discursividades das professoras foi revelado as dificuldades em implementar o currículo de LI na EEQ, e essas dificuldades estão associadas a falta de apoio e assessoramento pedagógico, falta de recursos e materiais didáticos apropriados para o ensino do idioma, dificuldades em articular a LI ao contexto da EEQ e a falta de formação inicial e continuada voltada para a EEQ. Concluímos que o currículo de LI da EEQ de Salvaterra tem especificidades próprias que interferem diretamente na qualidade do aprendizado do idioma para os estudantes quilombolas, seja por sua proposta anticolonial ou por projeto de ensino afrocentrado. Portanto, tornar-se fundante, pensar o currículo de LI que transponha o formal e o tradicional, que proponha conteúdos que derivam de outros referenciais afro-brasileiros, afro-anglófonos e africanos, considerando toda a dinâmica das relações de cosmologia africana e diaspóricas para o ensino da língua na EEQ de Salvaterra, voltando o olhar para a decolonialidade sociocultural dos sujeitos desta pesquisa


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1231638 - RAQUEL AMORIM DOS SANTOS
Interno - 2360232 - ANA PAULA VIEIRA E SOUZA
Externo ao Programa - 3568199 - ANDERSON FRANCISCO GUIMARAES MAIA
Externo à Instituição - JOSÉ AUGUSTO DE BRITO PACHECO
Notícia cadastrada em: 21/07/2021 21:52
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