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Banca de DEFESA: DEYVERSON LUENER DE OLIVEIRA FERREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DEYVERSON LUENER DE OLIVEIRA FERREIRA
DATA: 11/05/2021
HORA: 16:00
LOCAL: Bragança - via google meet
TÍTULO:

CRIANÇAS E O TRABALHO NA CASA DA FARINHA NA COMUNIDADE DO QUILOMBO DO AMÉRICA DA AMAZÔNIA BRAGANTINA


PALAVRAS-CHAVES:

Crianças, Trabalho, Discursividades de Crianças, Trabalho na casa da farinha, Produção da farinha.


PÁGINAS: 89
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação em Periferias Urbanas
RESUMO:

A presente pesquisa foi desenvolvida na Comunidade Quilombola do América, situada no Município de Bragança, no Estado do Pará. O estudo parte do questionamento que está ligado a quais são os elementos enfatizados pelas discursividades das crianças no Quilombo do América sobre o aspecto do trabalho na produção da farinha, bem como elas compreendem essa atividade. Objetivou-se analisar as discursividades de crianças a respeito do trabalho na produção da farinha de mandioca no Quilombo do América na Amazônia bragantina. Com esse propósito, a pesquisa realizou-se pelo método de estudo com base no materialismo histórico e dialético, com ênfase na abordagem qualitativa, fundamentando-se em analisar e entender os objetos interligados aos fenômenos estudados em ampla dimensão. Utilizou-se como técnicas de pesquisa para a geração de dados, a observação participante, técnica de painel e a roda de conversa e os instrumentos usados para dar suporte ao procedimento do estudo foram o diário de campo, roteiro de perguntas, celular smartphone para gravação dos áudios e para captação de imagens, além de materiais didáticos pedagógicos. Para análise dos dados gerados na esfera/campo das relações dialógicas com as crianças, o estudo foi orientados pelos parâmetros da análise dialógica do discurso de base teórica do círculo de Bakhtin, com foco nos elementos constitutivos do discurso que marcam a discursivização. Para a geração dos dados, análise das práticas discursivas das crianças que emergiram de enunciações concretas no espaço do América sendo ressignificadas de alguma forma esse contexto social. as crianças participam das atividades do trabalho da produção da farinha de mandioca, sendo uma participação educativa e do brincar. A interação dialógicas das crianças manifestam discursividades de caráter educativo no envolvimento da cultura do adulto de aprender atividade da produção da farinha, o brincar se concretiza pela presença delas nos espaços, observando, brincando com massa, a peneira e o tipiti, sendo expectadoras. Constata-se que nas discursividades das crianças há a reprodução do conhecimento dos saberes tradicionais no trabalho da produção da farinha, sendo estes valorizados por elas. Outro ponto relevante nas análises é a forma em que o trabalho da produção da farinha é praticado na comunidade, ele tem como princípio educativo, a construção de aprendizagens, além de uma interação cultural e social das crianças. O trabalho na produção da farinha de mandioca apresenta na realidade do Quilombo do América uma condição de emancipação, por ser uma atividade criativa e organizadora dos modos de vida, sendo usufruído por todos, inclusive pelas crianças. Conclui-se, portanto que o trabalho dos adultos na casa da farinha representa para as crianças uma atividade valorosa na subsistência da Comunidade Quilombola.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2360232 - ANA PAULA VIEIRA E SOUZA
Externo ao Programa - 448.719.101-72 - CARMEN TERSINHA BAUMGÄRTNER - UNIOESTE
Externo ao Programa - 2321894 - DORIEDSON DO SOCORRO RODRIGUES
Externo ao Programa - 1231638 - RAQUEL AMORIM DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 10/05/2021 19:36
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