Banca de DEFESA: ELDER JOSE DOS SANTOS SILVA

DISCENTE: ELDER JOSE DOS SANTOS SILVA
DATA: 10/07/2020
LOCAL: Campus de Bragança - Sala 4, Bloco II - por videoconferência

DOM ELISEU MARIA COROLI E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA REGIÃO BRAGANTINA, NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX, AMAZÔNIA BRASILEIRA

Formação de Professores; Educação a Distância; SERB; D. Eliseu Maria Coroli.

ÁREA: Educação

O presente estudo promove a descrição e reflexão sobre Dom Eliseu Maria Coroli e sua contribuição para a História da Educação na Região Bragantina na primeira metade do século XX, Amazônia Brasileira, com o recorte para implantação da terceira escola normal do Instituto Santa Terezinha (IST) e do Sistema Educativo Radiofônico de Bragança (SERB). Objetiva, portanto, estudar a história e sua contribuição para educação e na formação de professores na Amazônia Paraense. Metodologicamente, o estudo se propôs partir da abordagem qualitativa de pesquisa, com a técnica de entrevista por meio de um roteiro de perguntas e análise documental. Os principais documentos acessados estão localizados no memorial de Dom Eliseu, sediado na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, assim como na secretaria do Instituto Santa Terezinha e do Sistema Educativo Radiofônico de Bragança. A análise dos dados coletados ocorreu, por primeiro, com a organização e tabulação das respostas via entrevistas para aferir a similitude ou desencontros de conteúdos e, num segundo momento, foi realizada a análise documental com reflexões dos pontos que convergem para as respostas das entrevistas e para alargar o processo de discussão aprofundamento de suas contribuições educacionais para a região em questão. Os principais resultados apontaram que Dom Eliseu Maria Coroli contribuiu, significativamente, para o desenvolvimento educacional da região bragantina, em especial, para o Município de Bragança, com a criação das obras sociais e educativas, por exemplo, a terceira Escola Normal no Estado do Pará do Colégio Instituto Santa Teresinha e o Sistema Educativo Radiofônico de Bragança. Logo, a principal conclusão foi de que o projeto inicial de implantação da Escola normal do IST teve o objetivo de formar professores para atender a demanda da escola primária na região bragantina e, o seu último projeto educativo, tenha sido a implantação do Sistema Educativo Radiofônico de Bragança com a finalidade de alfabetizar os jovens e adultos que residiam nas comunidades mais longínquas da Amazônia paraense através de aulas radiofônicas, na modalidade de Educação a Distância em Tele-Educação, o que, provavelmente, tenha sido as suas maiores contribuições na área educacional.

Presidente - 2500407 - FRANCISCO PEREIRA DE OLIVEIRA
Interno - 3342841 - LUIS JUNIOR COSTA SARAIVA
Interno - 3449353 - NORMA CRISTINA VIEIRA COSTA
Externo ao Programa - 1330825 - JOEL CARDOSO DA SILVA