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Banca de QUALIFICAÇÃO: LEILA SARAIVA MOTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEILA SARAIVA MOTA
DATA: 15/05/2020
HORA: 15:00
LOCAL: Bragança/PA
TÍTULO:

LÍNGUA DE SINAIS DE CENTROS URBANOS E A CONSTITUIÇÃO DOS SIGNOS EMERGENTES DE ESTUDANTES SURDOS DO ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE BRAGANÇA - PA


PALAVRAS-CHAVES:

Surdos Urbanos. Sinais Emergentes. Educação de Surdos. Ensino Médio. 


PÁGINAS: 139
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO:

Esta dissertação tem como objetivo fazer uma discussão acerca das Línguas emergentes para os espaços acadêmicos e social, possibilitando reflexões relativas às Línguas minóritarias e relativas às culturas surdas. O momento parece ser oportuno e particulamente pertinente, para fazer reflexões linguísticas da comunidade surdas no país, em decorrência da problemática levantada de que os surdos dos centros urbanos de Bragança não possuem nas escolas, em sua maioria, intérpretes de Libras e uma política de fato de educação de surdos a esse público, se faz importante também instigar por meio da pesquisa acerca de como os surdos que se encontram no ensino médio, considerando que já passaram todo o seu processo de escolarização sem a presença desse profissional na escola, sem contato com professores surdos e com pouca relação com a Libras na escola e nem como disciplina curricular se relacionam com sua forma de comunicação no ensino médio, ultima etapa da educação básica. O problema da pesquisa foi: De que forma os signos emergentes utilizados na comunicação dos alunos surdos dos centros urbanos de Bragança podem implicar/influenciar na aprendizagem do ensino médio? Como objetivo geral a pesquisa se debruça em analisar os signos emergentes utilizados pelos surdos do ensino médio do centro urbano de Bragança-PA.  O estudo tem como referencial teórico metodológico as Teorias das Línguas emergentes e literatura (VILHALVA, 2006 e FUSELLIER, 2016) do tipo cultural, Estudos Surdos, Antropológicos e Linguísticos (STROBEL, 2008; 2009, PERLIN, 2003; SKLIAR, 2013; QUADROS, 2004; KARNOPP, 2004; BOTELHO, 2009, GÓES, 2012; FIORIN; 2013, MACHADO, 2016, GESSE 2012; FERNANDES, 2013; PEREIRA, 2009). A metodologia adotada será analítica discursiva, oriunda do estudo de caso. A abordagem é qualitativa. O lócus a ser pesquisado serão 5 (cinco) escolas Estaduais de Ensino Fundamental e Médio e Associação de pais e amigos dos excepcionais que é onde ocorre o atendimento educacional especializado ofertado para os alunos surdos do centro urbano, no contra turno. Os sujeitos serão 6 alunos Surdos de 17 a 30 anos de idade. As técnicas a serem utilizadas serão o questionário semiaberto, a entrevistas acompanhadas de filmagem, traduzidos para a Língua e sinais. A análise será realizada por meio da análise de conteúdo categorial ou semântico, de acordo com os pressupostos de Bardin (2012).  O resultado encontra-se em andamento


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1889782 - ARLETE MARINHO GONCALVES
Externo ao Programa - 2093036 - ELIELSON RIBEIRO DE SALES
Interno - 2500407 - FRANCISCO PEREIRA DE OLIVEIRA
Presidente - 3342841 - LUIS JUNIOR COSTA SARAIVA
Notícia cadastrada em: 11/05/2020 13:21
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