Banca de QUALIFICAÇÃO: JUDIVALDA DA SILVA BRASIL

DISCENTE: JUDIVALDA DA SILVA BRASIL
DATA: 17/02/2020
LOCAL: Campus de Bragança

MEMÓRIAS DE FOLHAS: Teia dos Saberes no caminho da Feira à Escola.

PALAVRAS CHAVE: Memória, Linguagem, Uso de plantas, Saberes da Amazônia

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação

O projeto de pesquisa Memórias de Folhas: Teia dos Saberes no caminho da Feira à Escola, surge como uma possibilidade de buscar o revigoramento da identidade dos usuários de ervas ou plantas medicinais e ou mágicas para os fins de cura do corpo e da alma , através das narrativas orais, visando estabelecer um vínculo com  a memória e o desenvolvimento dos saberes tradicionais e científicos em prol de uma melhor qualidade de vida , com base nas crenças do conhecimento tradicional. De tal forma que possamos promover a valorização de um saber local, da Amazônia, que é cotidianamente vivenciado pela comunidade ribeirinha ou urbana e que vem ganhando destaque por diversos fatores, entre eles o econômico e a confirmação cientifica dos benefícios para a saúde  dos amapaenses , assim percorreremos os âmbitos econômicos, religiosos e culturais nos quais o uso das plantas e ou ervas são observados , culminando com a presença destas na escola, socializando saberes e compartilhando vivencias, no contexto da Escola Reinaldo Damasceno, localizada em frente ao Residencial Açucena , no bairro da Usina ou Novo Buritizal , a cerca de dez minutos da Feira do Agricultor , cenário inicial de nossa pesquisa , de tal forma a abordar estes usos no caminho que vai da feira à escola, considerando os papeis sociais de cada entrevistado e suas identidades culturais.

Interno - 2500407 - FRANCISCO PEREIRA DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 2324649 - IRACELY RODRIGUES DA SILVA
Notícia cadastrada em: 21/02/2020 09:28
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2