Banca de DEFESA: CLÉIA MARIA DE MORAES SOUSA DA SILVA

DISCENTE: CLÉIA MARIA DE MORAES SOUSA DA SILVA
DATA: 27/02/2020
LOCAL: Bragança

Quando os lugares- escola, academia e comunidade- comugam diferentes saberes, numa experiência dialógica em Vila Cuéra, Pará.

Saberes escolares; saberes científicos; pesca; Amazônia

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
SUBÁREA: Multidisciplinar

Esta pesquisa investiga as práticas de educação em ciências, a partir de uma perspectiva dialógica e com vista à formação cidadã dos alunos. Nesse sentido, analisou-se experiências educacionais que dialogam com conhecimentos escolares de ciências e o conhecimento tradicional no projeto “Letramento Científico e Formação Cidadã na Interface Educação e Ciências com Escolas do Município de Bragança-Pará”, do Centro Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Bragança, com estudantes da escola municipal Maria Helena em Vila Cuéra, Bragança, Pará. A problemática da pesquisa segue: como o projeto vê as possibilidades de interação entre o conhecimento escolar de ciência e o conhecimento tradicional da comunidade? Trata-se de uma pesquisa qualitativa memorialística com entrevistas semiestruturadas, análise de projetos e relatórios e observações uma vez que a autora também é professora no referido projeto. A escolha do lócus em Vila Cuéra deu-se pelo fato de atuação da autora no projeto, o que culminou na presente pesquisa. Apresentou-se os resultados em forma de episódios por meio das minutas do projeto. Assim, escolheu-se três episódios: o primeiro sobre os peixes conhecidos na comunidade; o segundo sobre hábitos alimentares; e o terceiro acerca de narrativas míticas. O critério de escolha dos episódios baseou-se no nível de participação das crianças, o que sugeriu um diálogo produtivo entre os referidos conhecimentos. A pesquisa aponta que o ensino de ciências, quando aliado ao conhecimento tradicional, pode expandir a compreensão global do estudante, contribuindo para o desenvolvimento da cidadania.

Presidente - 3449353 - NORMA CRISTINA VIEIRA COSTA
Interno - 2500407 - FRANCISCO PEREIRA DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 2178252 - ARIADNE DA COSTA PERES CONTENTE
Notícia cadastrada em: 20/02/2020 00:39