Banca de QUALIFICAÇÃO: JONATA SOUZA DE LIMA

DISCENTE: JONATA SOUZA DE LIMA
DATA: 18/11/2019
LOCAL: Sala de aula do PPLSA

SUJEITOS SURDOS E ENSINO DE HISTÓRIA DA AMAZÔNIA: TECNOLOGIAS DIGITAIS, REGIONALISMO E BILINGUISMOS

Amazônia; BNCC; surdez; História regional; TDIC.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

Este trabalho tem como objetivo discutir o processo de ensino-aprendizagem de alunos surdos da educação básica na disciplina de História em um contexto regional. Defendemos aqui a educação bilingue de surdos baseados nas tecnologias digitais de comunicação e informação (TDIC) e o enaltecimento das linguagens e saberes regionais como forma de se construir uma educação emancipatória para surdos. Para tanto, os objetivos se afunilam em discutir a implementação da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) contextualizando-a com a realidade educacional dos surdos evidenciando como a nova proposição educacional influencia no ensino de história bilíngue. Além disso, analisamos a dimensão dos conteúdos de história na vertente comum curricular e diversificada, discutindo e evidenciando a indireta hierarquização que este documento realiza e o quanto a narrativa histórica amazônida é invisibilizada. Apresentamos as TDIC como melhor forma de se aperfeiçoar as práticas docentes na sala de aula com a presença de alunos surdos uma vez que a telemática favorece à prática bilingue. Há neste trabalho um diálogo interdisciplinar que evidencia a inter-relação das disciplinas História e Língua Portuguesa com a Libras como essencial para o sucesso deste processo. Como metodologia, realizamos uma pesquisa documental de leis, documentos e bibliografia pro-bilinguismo, além disso, realizamos um levantamento sobre materiais de vídeo em diversos suportes sobre a produção para a educação de surdos e que se encontra disponível na internet. Recorremos a uma pesquisa de campo que aconteceu em uma escola de educação básica da rede pública do estado do Pará na cidade de Bragança e em espaço aberto entrevistando surdos, profissionais da área de Libras e AEE e professores que lecionam a disciplina de História e Estudos Amazônicos e tem experiência com a surdez. Como categorias de análise temos a BNCC; o ensino de História; a regionalidade no currículo; as questões de currículo; a região amazônica; relação bilíngue da Língua Portuguesa e Libras; o uso da TDIC. Observamos proposições do fazer pedagógico apontando para a necessidade de adaptação de materiais e uso das novas tecnologias dentre outras estratégias como uma das formas de trabalho com este público. Concluiu-se que há possibilidade de grandes avanços na educação bilíngue de surdos quando o processo de ensino-aprendizagem está associado a abordagens que utilizam a TDIC e que esses avanços contribuem para a construção didática que favorece o regionalismo.

Presidente - 1199217 - ÉRICO SILVA ALVES MUNIZ
Interno - 2360232 - ANA PAULA VIEIRA E SOUZA
Interno - 2305487 - VANDERLUCIA DA SILVA PONTE
Externo ao Programa - 3474377 - NEIDE MARIA FERNANDES RODRIGUES DE SOUSA