Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ELTON LUIS DA SILVA JUNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELTON LUIS DA SILVA JUNIOR
DATA: 12/08/2019
HORA: 10:30
LOCAL: Campus Universitário de Bragança
TÍTULO:

RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, SABER HISTORIOGRÁFICO, SABER HISTÓRICO ESCOLAR NO ENSINO DE HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ


PALAVRAS-CHAVES:

Relações Étnico-Raciais, Saber Historiográfico, Saber Histórico Escolar


PÁGINAS: 109
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo
ESPECIALIDADE: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação
RESUMO:

Esse estudo tem como tema as relações étnico-raciais e Ensino de História, analisa o saber historiográfico e o saber histórico escolar no Ensino de História da Faculdade História/FAHIST, Universidade Federal do Pará/UFPA, Campus Universitário de Bragança/CBRAG. Esta pesquisa analisa as relações étnico-raciais no Curso de História na FAHIST/UFPA/CBRAG por meio do saber historiográfico e saber histórico escolar. Para perscrutar o problema de pesquisa apresentamos os seguintes objetivos específicos: investigar no Projeto Pedagógico de Curso sua configuração para a educação das relações étnico-raciais por meio do saber historiográfico e o saber histórico escolar no Ensino de História da FAHIST/UFPA/CBRAG; identificar o conteúdo dos Planos de Curso de História da FAHIST/UFPA/CBRAG sobre as relações étnico-raciais e sua articulação com o saber historiográfico e o saber histórico escolar. O estudo é de abordagem qualitativa. Utilizamos como fontes de coleta de dados documentos escritos, dentre os quais destacamos: a) Teses e Dissertações registradas no banco da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações; b) Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em História, Campus Universitário de Bragança; c) Planos de Curso de alguns componentes curriculares. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo com base em Bardin (1977, 2008). A partir da análise sobre as relações étnico-raciais no saber historiográfico e saber histórico escolar os resultados da pesquisa mostraram que o curso invisibiliza a temática nos saberes produzidos no curso. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1231638 - RAQUEL AMORIM DOS SANTOS
Interno - 2420136 - CESAR AUGUSTO MARTINS DE SOUZA
Externo ao Programa - 2216215 - MAURO CEZAR COELHO
Notícia cadastrada em: 26/08/2019 16:06
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha2