Banca de DEFESA: JOÃO PAULO MARTINS SARMENTO

DISCENTE: JOÃO PAULO MARTINS SARMENTO
DATA: 12/09/2018
LOCAL: UFPA - BRAGANÇA

NOVAS TECNOLOGIAS NO UNIVERSO EDUCATIVO: CULTURAL E POLÍTICO DO POVO GAVIÃO KYIKATEJÊ

novas tecnologias, educação escolar indígena, direitos indígenas, diversidade cultural

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

Os primeiros contatos das populações indígenas com as tecnologias no território brasileiro ocorreram no período de colonização. Desde então, suas estruturas organizacionais foram sofrendo modificações na busca de conhecimentos e com a ajuda das tecnologias estas populações começam a ser reorganizar e se adequar a sua utilização. A partir do manuseio destas tecnologias, as lideranças indígenas passam a adquirir outros conhecimentos, com isso, conquistar direitos legais inscritos na Constituição Federal de 1988, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB- Lei 9.349/96) e na Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Nesta perspectiva, a educação indígena Gaviões Kyikatêjê e a educação escolar para os índios, representada pela escola Tatakiti Kyikatêjê, localizada na própria aldeia, na reserva Mãe Maria, município de Bom Jesus do Tocantins, assim, como os demais espaços utilizados pelos Kyikatêjês, assumem um novo papel, uma nova imagem e significação por parte destas comunidades. Estes espaços, agora passam a serem vistos como espaços estratégicos e de diálogos interculturais respeitando os saberes e valores tradicionais desta comunidade. Na dissertação, apresenta-se a trajetória dos Gaviões Kyikatêjê e procura-se destacar como fazem uso da tecnologia no processo de formação sociopolítica de seu povo. Investiga-se as metodologias utilizadas com as novas tecnologias na aldeia e os caminhos traçados pelas lideranças indígenas na construção social do sujeito “índio”, construindo assim, uma comunidade que preza pela autovalorização e reconhecimentos de valores culturais dos Kyikatêjê.

Externo ao Programa - 2524613 - BENEDITA CELESTE DE MORAES PINTO
Presidente - 1347712 - SALOMAO ANTONIO MUFARREJ HAGE
Interno - 2305487 - VANDERLUCIA DA SILVA PONTE
Notícia cadastrada em: 20/08/2018 09:53