Banca de QUALIFICAÇÃO: TIAGO AUGUSTO NASCIMENTO RODRIGUES

DISCENTE: TIAGO AUGUSTO NASCIMENTO RODRIGUES
DATA: 11/04/2023
LOCAL: online

O PAPEL DO TRADUTOR/INTÉRPRETE DE LIBRAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: Representações Sociais de Tradutores/Intérpretes da Universidade Federal do Pará- dos Campi(s) Universitários de Castanhal e Belém

Tradutor/Intérprete de Libras; Representações Sociais

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Especial

A atuação do Tradutor/Intérprete de Libras representa parte das conquistas que, historicamente, vem se acumulando em relação à garantia de direitos da comunidade surda. Essa atuação tem se desdobrado em inúmeras questões que implicam diretamente no cotidiano desses profissionais. Nesses termos, a pesquisa se desenvolveu com o objetivo de investigar o papel do tradutor/intérprete de libras na educação de surdos na Universidade Federal do Pará, por meio das Representações Sociais de Tradutores/Intérpretes dos Campus Universitário de Castanhal e Belém. Os sujeitos da pesquisa são 03 tradutores e interpretes de LIBRAS da UFPA, que partilharam suas representações sobre sua atuação no nível superior. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de campo, para a produção dos dados foram usados um questionário e a entrevista estruturada como técnicas. A abordagem no campo das Representações Sociais (RS) é a processual de Moscovici (2009), metodologia que trás as RS, avaliando os processos de formação, a qual pondera a historicidade e o conjunto de produção, compondo, deste modo, os elementos constituidores: a objetivação e a ancoragem.  A organização e análise de dados se deram, com base nos fundamentos da técnica de análise de conteúdo categorial de Bardin (2011). A fundamentação teórica está sustentada, sobretudo, em perspectivas de Lacerda (2000, 2009), Sanchez e Teodoro (2006), Cabral e Córdula (2017) além das Representações Sociais Moscovici (2009), Jodelete (2001). Os resultados apontam que a representações sociais partilhadas pelos intérpretes comungam na afirmação de que este profissional está em processo de construção identitária. Assim, a pesquisa evidenciou que o ato de interpretar não é somente técnico, exigindo um compromisso com a qualificação profissional continua e com a parceria docente e IE além do tempo necessário para que o TIL se qualifique se prepare.

Presidente - 2178110 - JOANA DARC DE VASCONCELOS NEVES
Interno - 2871989 - ROGERIO ANDRADE MACIEL
Externo ao Programa - 1153621 - IVANY PINTO NASCIMENTO
Notícia cadastrada em: 11/04/2023 10:49