Banca de QUALIFICAÇÃO: MIGUEL PEREIRA DE SOUSA

DISCENTE: MIGUEL PEREIRA DE SOUSA
DATA: 10/01/2023
LOCAL: Campus Universitário de Bragança - Platarforma Google Meet

GOOGLE MEET: UM ESTUDO DE SUAS REPRESENTAÇÕES NO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA, AMAZÔNIA PARAENSE, BRASIL

Materialidades Tecnológicas Educacionais; Ensino Remoto Emergencial; Sentidos audiovisuais.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
SUBÁREA: Multidisciplinar

Fato que a pandemia de Covid-19 alterou todas as formas de relacionamentos cotidianas da sociedade, e, por consequência exigiu dos governos mundiais, inúmeras estratégias de combate a disseminação do vírus, tal como o isolamento social. No Brasil, os impactos da doença foram logo sentidos, tanto que em fevereiro de 2020, antes de ser considerada uma pandemia, o Ministério da Saúde, então dirigido por Luiz Henrique Mandetta, publicou a Portaria nº 188 de 03 de fevereiro de 2020, que declarava a “Emergência em saúde Pública de Importância Nacional [...] e Estabelecer o Centro de Operações Emergenciais em saúde Pública (COE-nCOV)” (PORTARIA Nº 188, DE 3 DE FEVEREIRO DE 2020). A partir disso, uma série de atos administrativos foram emitidos pelo Ministério da Saúde afim de tentar conter o avanço do vírus no País, dentre essas medidas, houve a suspensão de atividades presenciais na Administração pública federal e a autorização para que as atividades laborais fossem feitas em regime remoto aonde “fica autorizado o regime de trabalho remoto, em caráter temporário e excepcional, para atividades como o exercício de competências dos órgãos da Presidência da república, conforme a portaria Nº  08, de 17 de março de 2020). Diante de tais mudanças no cenário educacional, foram usadas diversas plataformas digitais para operar o Ensino Remoto Emergencial nas instituições de Ensino Superior –IES, dentre elas a do google meet, objeto desta pesquisa. Desse modo, nossa questão problema busca compreender: que representações os professores de licenciaturas do Campus Universitário de Bragança atribuem ao Google Meet durante o ensino remoto emergencial em tempos de pandemia da Covid – 19, na Amazônia Bragantina, Estado do Pará - Brasil? Ancorados nas representações teóricas de Chartier (1998; 2003), nosso objetivo principal é o de identificar o modo como os professores representam o Google Meet, numa realidade social construída, pensada e dada a ler - no Campus Universitário de Bragança durante o Ensino Remoto Emergencial em tempos de Pandemia da Covid-19 na Amazônia Bragantina, Estado do Pará – Brasil. O percurso metodológico constitui- se pela Abordagem da Nova História Cultural (NHC) e tem como instrumentos de pesquisa o uso de entrevistas e o levantamento de documentos: atas, portarias, decretos, resoluções que possibilitam identificar os discursos ausentes e presentes sobre o google meet, em tempos de pandemia da COVID- 2019, desde a formação ofertada pelo CAPACIT/PROGEP aos professores da Universidade Federal do Pará (UFPA), até as práticas culturais dos docentes durante o Ensino Remoto Emergencial. As técnicas de coleta de dados da pesquisa foram formuladas e operadas com base nos três eixos indissociáveis da NHC: a história do objeto em sua materialidade; as práticas nas suas diferenças e os dispositivos em suas configurações sociais, são os principais vetores de relações sociais entre o ato da formação, o ensino e o uso do google meet. Os resultados preliminares apontam os sentidos sobre as maneiras de ensinar e aprender dos docentes da UFPA, desde, a apropriação dos saberes e linguagens tecnológicas, até a adaptação ao Ensino Remoto Emergencial, por meio de plataformas digitais, como a do Google Meet. Constatou-se ainda, que o google meet é um artefato tecnológico usado pelos docentes durante o contexto pandêmico e está imerso pelos sentidos da formação e da comunicação audiovisual no Campus Universitário de Bragança.

Presidente - 2871989 - ROGERIO ANDRADE MACIEL
Interno - 2500407 - FRANCISCO PEREIRA DE OLIVEIRA
Interno - 1254398 - JAIR FRANCISCO CECIM DA SILVA
Notícia cadastrada em: 30/12/2022 17:36