Banca de QUALIFICAÇÃO: MIGUEL PEREIRA DE SOUSA

DISCENTE: MIGUEL PEREIRA DE SOUSA
DATA: 10/01/2023
LOCAL: Campus Universitário de Bragança - Platarforma Google Meet

GOOGLE MEET: UM ESTUDO DE SUAS REPRESENTAÇÕES NO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA, AMAZÔNIA PARAENSE, BRASIL

COVID-19. Ensino Remoto Emergencial. Google Meet.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
SUBÁREA: Multidisciplinar

O estudo analisa como se configurou o Ensino Remoto Emergencial- ERE no Campus Universitário de Bragança no contexto da pandemia de COVID-19 (Sars-Cov-2, novo coronavírus) entre os anos de 2020-2022, dessa forma, investigaremos a maneira com que houve a adaptação docente no processo de utilização da ferramenta Google Meet como principal plataforma de ensino-aprendizagem naquele período. Metodologicamente, para análise da pesquisa optou-se por utilizar as etapas técnicas de análise de conteúdo, organização das informações; leitura do material; exploração e maturação do corpus; tratamento dos resultados, inferência e interpretação. A pesquisa é de abordagem qualitativa se refere a compreender como os docentes do Campus Bragança construíram suas estratégias de ensino diante das dificuldades impostas pala COVID-19. Para estudar o problema de pesquisa, apresentamos os seguintes objetivos específicos: a) identificar as ações administrativas da UFPA no sentido de tornar possível o Ensino Remoto Emergencial e as dificuldades encontradas pelos docentes do Campus Bragança no processo de adaptação nessa modalidade de ensino; b) analisar como se constituiu a utilização de um artefato tecnológico que serviu de gestão de aprendizado no Campus Bragança, Google Meet, a partir do relato dos docentes, afim de identificarmos as principais dificuldades e aprendizados que essa ferramenta de ambiente virtual proporcionou durante o ERE. Os resultados preliminares indicam diversas dificuldades na adaptação ao Ensino Remoto Emergencial da UFPA, por outro lado aponta para novas formas de adaptação ao processo de ensino aprendizagem por meio de plataformas digitais, como o Google Meet.

Interno - 2500407 - FRANCISCO PEREIRA DE OLIVEIRA
Interno - 1254398 - JAIR FRANCISCO CECIM DA SILVA
Presidente - 2871989 - ROGERIO ANDRADE MACIEL
Notícia cadastrada em: 30/12/2022 17:20