Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: CLEONILSON ROSARIO DA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLEONILSON ROSARIO DA COSTA
DATA: 30/11/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Campus Bragança
TÍTULO:

SABERES TRADICIONAIS E A PEDAGOGIA NÃO FORMAL NA APRENDIZAGEM DAS PRÁTICAS PRODUTIVAS DAS CATADORAS DE CARANGUEJO-UÇÁ (UCIDES CORDATUS) NA COMUNIDADE DE CARATATEUA - BRAGANÇA-PA.

 


PALAVRAS-CHAVES:

Amazônia, Infância, adolescência, cultura, pesca


PÁGINAS: 45
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Nessa pesquisa, enfatizam-se os saberes tradicionais apreendidos pelas crianças e adolescentes no processo de catação do caranguejo-uçá na comunidade de Caratateua, Bragança-PA. A catação é uma atividade contínua e regular, acontece durante todo o ano, com exceção no período de defeso (reprodução) dos animais. A pesca do caranguejo-uçá é realizada pelos “tiradores de caranguejo”, denominação dos próprios pescadores da comunidade como podemos perceber na fala do Sr. Batista “quem sai para buscar o caranguejo são os tiradores, os pescadores são os que saem para pesca peixe aí pra fora”.O processamento do caranguejo-uçá é desenvolvido nas próprias residências das famílias que desenvolvem esta atividade econômica, se autodenominando “catadores e catadoras” de caranguejo-uçá, sendo esses os termos que serão utilizados nesta pesquisa para nominar os trabalhadores e trabalhadoras que extraem a massa do caranguejo-uçá para seu sustento. A pesquisa está sendo realizada no ambiente da catação, a qual notabilizará a educação não formal e os saberes tradicionais envolvidos na aprendizagem de crianças e adolescentes. Uma busca de conhecimentos no universo da pesca artesanal através da investigação das experiências vivenciadas nas práticas produtivas existentes no beneficiamento do caranguejo-uçá na comunidade de Caratateua. A catação do caranguejo-uçá (limpeza, esquartejamento, retirada da carne do corpo do crustáceo) resulta em um produto final conhecido como “massa e pata do caranguejo”. Nessa atividade faz-se necessárias técnicas que envolvem saberes tradicionais repassados de geração em geração desde muito cedo, ainda na infância. No intuito de identificar, compreender e evidenciar esses saberes tradicionais esta pesquisa orienta-se pela seguinte pergunta: Quais os processos de aprendizagens na catação de caranguejo-uçá na comunidade do Caratateua? Como são transmitidos? Diante desse questionamento, nesse universo de conhecimentos que envolve a pesca artesanal, tem-se como objetivo geral da pesquisa: compreender os processos de aprendizagem de crianças e adolescentes acerca das práticas produtivas da Catação do Caranguejo-Uçá na Comunidade de Caratateua-Bragança-PA. E, como objetivos específicos: identificar as etapas dentro da prática produtiva da catação do caranguejo-uçá na comunidade de Caratateua- Bragança-PA; e Evidenciar os saberes tradicionais repassados a crianças e adolescentes nas práticas produtivas da catação do caranguejo-uçá na comunidade de Caratateua, Bragança-PA. Nessa pesquisa, os processos educativos estão relacionados com a questão dos saberes tradicionais da catação do caranguejo-uçá na comunidade de Caratateua, que acontecem através do que chamamos teoricamente de pedagogia não formal. Nessa modalidade de aprendizagem as crianças e adolescentes apreendem uma profissão, mas, acima de tudo, são inseridos na cultura da comunidade, incorporando práticas, propósitos e significações, dentro de uma realidade pautada na tradição.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3449353 - NORMA CRISTINA VIEIRA COSTA
Interno - 2500407 - FRANCISCO PEREIRA DE OLIVEIRA
Interno - 690.063.932-15 - MARCELO DO VALE OLIVEIRA - UFPA
Externo à Instituição - JERÔNIMO DA SILVA E SILVA
Notícia cadastrada em: 29/11/2022 17:38
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba1