Banca de DEFESA: ANTONIO MATHEUS DO ROSARIO CORREA

DISCENTE: ANTONIO MATHEUS DO ROSARIO CORREA
DATA: 03/11/2022
LOCAL: Plataforma Gogle Meet

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE CRIANÇAS NEGRAS SOBRE A [IN]VISIBILIDADE NEGRA EM PESQUISAS CIENTÍFICAS NA AMAZÔNIA BRASILEIRA (2006-2021)

Crianças negras. Representações sociais. Produções científicas. Amazônia brasileira.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
SUBÁREA: Multidisciplinar

Esta dissertação investiga as representações sociais de crianças negras sobre a [in]visibilidade negra em pesquisas científicas na Amazônia brasileira entre 2006 a 2021. A pesquisa problematiza os sentidos e significados compartilhados pelas crianças negras em pesquisas científicas no território amazônico, sendo sujeitos que produzem múltiplas infâncias, representações sociais e discursividades por meio de relações socioculturais, modos de observar e interpretar seu contexto. O referencial teórico sobre crianças negras baseia-se em Rita Fazzi; Mary Del Priore; Anete Abramowicz; Eliane Cavalleiro; Ione Jovino, entre outros. O estudo baseia-se na Teoria das Representações Sociais a partir da tridimensionalidade informação, imagem e atitude com base em Serge Moscovici. Configurado pela abordagem qualitativa, o método se baseia na pesquisa do tipo Estado da Arte, caracterizado pela pesquisa bibliográfica visando identificar e sistematizar a produção acadêmica em diferentes campos do conhecimento, fundamentado em Norma Ferreira; Paulo Vinicius Silva, Nilma Gomes e Kátia Régis. A coleta de dados ocorreu pelo mapeamento de Dissertações e Teses sobre crianças negras em Programas de Pós-Graduação das áreas de Educação e Interdisciplinar, registrados na Plataforma Sucupira da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e artigos de revistas científicas com Qualis A1, A2, B1 e B2 na Amazônia brasileira. A análise dos dados baseou-se na Análise do Discurso fundamentada no Círculo de Mikhail Bakhtin, a partir dos Gêneros do Discurso que compreendem os enunciados relativamente estáveis na comunicação discursiva. Os resultados revelam um total de 106 (cento e seis) produções sobre a temática crianças negras no Brasil, sendo 39 (trinta e nove) Dissertações, 12 (doze) Teses e 55 (cinquenta e cinco) artigos. A partir desse mapeamento, encontramos 08 estudos situados na Amazônia brasileira, sendo 03 (três) Dissertações e 05 (cinco) artigos. Constatamos um quantitativo pequeno de pesquisas sobre crianças negras na Amazônia em relação aos estudos realizados sobre crianças e infâncias em Programas de Pós-Graduação e artigos científicos. Os resultados revelam Dissertações desenvolvidas, principalmente, em contextos escolares e asilo de acolhimento, com representações sociais que evidenciam a presença do racismo em grupos sociais de interação e instituições de Estado, bem como representações sociais que perscrutam a luta contra o racismo estrutural em práticas pedagógicas, socialização e alfabetização; Os artigos analisados foram desenvolvidos em espaços escolares, sócio-históricos, Educação Superior e Vara da Infância e Juventude, aos quais apresentam representações sociais positivas voltadas a luta antirracista através de legislações e identidades raciais, assim como imagens de invisibilidade e silenciamento pela discriminação, estereótipo e desigualdade racial. Concluímos que as representações sociais de crianças negras demonstram sentido de invisibilidade, sendo necessário a ampliação de estudos na área de Crianças e Infâncias Negras na Amazônia. Além disso, as infâncias negras estão constantemente envolvidas no conflito entre práticas racistas e antirracistas em diferentes contextos amazônicos, em que os estudos encontrados problematizam essa relação, promovem reflexões e projetam caminhos para sua superação, como oportunidade para visibilidade da criança negra nas sociedades amazônicas e conhecimento científico.

Presidente - 1231638 - RAQUEL AMORIM DOS SANTOS
Interno - 2360232 - ANA PAULA VIEIRA E SOUZA
Externo ao Programa - 2646030 - SIMEI SANTOS ANDRADE
Externo à Instituição - IONE DA SILVA JOVINO