Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCIDALVA MACIEL XAVIER

DISCENTE: LUCIDALVA MACIEL XAVIER
DATA: 02/09/2022
LOCAL: PPLSA

A INFÂNCIA SOBRE TRONCOS E BARRANCOS NA AMAZÔNIA MARAJOARA: diálogos sobre abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e o currículo escolar

Violência Sexual, Currículo Escolar, Amazônia Marajoara

ÁREA: Educação

Essa pesquisa tem como objetivo principal descrever o panorama da violência sexual infanto-juvenil na região do Marajó ocidental e a sua relação com o contexto escolar, com um recorte para a realidade de Portel (PA). Como objetivos específicos, procuramos a) Levantar o número de casos registrados de violência sexual contra crianças e adolescentes no município de Portel nos últimos 05 anos; b) Analisar os discursos nas práticas pedagógicas referente ao enfrentamento a violência sexual infanto-juvenil no “chão das escolas” do Ensino Fundamental de Portel/PA; c) Identificar as estratégias que as escolas têm adotado no e pelo enfretamento do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e d) Mapear as práticas pedagógicas utilizadas pelas escolas (pelos professores) no e pelo enfrentamento do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Trata-se de uma pesquisa de cunho quali-quantitativa, desenvolvida em duas etapase: Na primeira etapa, buscamos realizar o levantamento do número de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes no município de Portel no intervalo de tempo compreendido entre 2016-2020. Para isso,tivemos acesso ao banco de dados de duas instituições: o Conselho Tutelar (CT) e o Centro de Referência Especializa em Assistência Social (CREAS). Na segunda etapa realizamos o mapeamento das práticas escolares no combate ao enfrentamento da violência sexual infanto-juvenil nas escolas EMEF Alcides Monteiro e EMEF Rafael Gonzaga (e seu anexo a escola Santo Expedito). Nesse caminho realizamos uma pesquisa documental explorando os Projetos Político Pedagógicos (PPP) de cada escola e ouvimos professoras/professores, coordenadores/coordenadoras pedagógicas e gestores/gestoras por meio de um questionário semi estruturado.

Presidente - 2205806 - SANDRA NAZARE DIAS BASTOS
Interno - 2178110 - JOANA DARC DE VASCONCELOS NEVES
Externo ao Programa - 1716549 - JANICE MURIEL FERNANDES LIMA DA CUNHA
Notícia cadastrada em: 31/08/2022 10:58