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Banca de DEFESA: GISELLE PEDREIRA DE MELLO CARVALHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GISELLE PEDREIRA DE MELLO CARVALHO
DATA: 06/04/2022
HORA: 09:00
LOCAL: on line
TÍTULO:

NARRATIVA DE SURDOS: VIVÊNCIAS E SABERES DA VIDA ESCOLAR


PALAVRAS-CHAVES:

Narrativa. Aluno surdo. Libras. Escola

 

 


PÁGINAS: 106
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
SUBÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

Esta dissertação expõe as narrativas de Surdos, suas experiências em espaços escolares que vivenciaram. Analisar as narrativas dos Surdos sobre o seu processo de escolarização visando compreender, a partir destas memórias, sua trajetória escolar e a construção da sua subjetividade. O estudo apresentado no referencial teórico aborda os conceitos de Língua, Cultura e Identidade Surda, bem como do sujeito narrativo. O problema central da pesquisa é quais as vivências e experiências os Surdos trazem na memória sobre sua vida escolar? O objetivo geral é: analisar as narrativas dos Surdos sobre o seu processo de escolarização visando compreender, a partir destas memórias, sua trajetória escolar e a construção da sua subjetividade. Os objetivos específicos são: a) identificar as características de vida dos Surdos; b) caracterizar as trajetórias escolares por eles vivenciadas; e c) identificar as experiências marcantes que influenciam sua subjetividade Surda. Quanto à metodologia utilizada, esta pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa narrativa. Utilizou-se como procedimentos de coleta de dados entrevista semiestruturada em Libras, com gravação de vídeo para análise dos relatos das experiências da vida escolar de 05 (cinco) alunos Surdos participantes. A pesquisa verificou que os modelos educacionais devem ser revistos visando práticas pedagógicas que respeitem e valorizem a sua condição bilíngue dos Surdos, que a escola deve valorizar o uso e ensino da Libras e da Língua Portuguesa escrita, com valorização das especificidades humanas dos Surdos no processo de ensino-aprendizagem, que as histórias subjetivadas e construídas pelos Surdos a partir do contato e convívio com a família, a escola e demais grupos sociais estabelece a  subjetividade individual das pessoas Surdas refletindo em seu modo de ver a si mesmo e o outro – Surdo ou ouvinte, em uma complexa rede de tessitura histórica, social, cultural, escolar, familiar e linguística


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2178110 - JOANA DARC DE VASCONCELOS NEVES
Interno - 1331081 - SEBASTIAO RODRIGUES DA SILVA JUNIOR
Externo ao Programa - 3211132 - CRISTIANE DE MESQUITA ALVES
Externo ao Programa - 2474620 - WALDEMAR DOS SANTOS CARDOSO JUNIOR
Externo à Instituição - ANA CLAUDIA BALIEIRO LODI
Notícia cadastrada em: 19/04/2022 16:54
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