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Banca de DEFESA: KARLEY DOS REIS RIBEIRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KARLEY DOS REIS RIBEIRO
DATA: 29/03/2022
HORA: 09:00
LOCAL: SALA VIRTUAL DA PLATAFORMA GOOGLE MEET
TÍTULO:

CURRÍCULO DE LÍNGUA INGLESA NAS DISCURSIVIDADES DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA NA AMAZÔNIA MARAJOARA


PALAVRAS-CHAVES:

currículo; língua inglesa; educação escolar quilombola.


PÁGINAS: 202
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

Este estudo objetiva analisar os enunciados discursivos de professoras de Língua Inglesa (LI) na Educação Escolar Quilombola (EEQ) da Amazônia Marajoara. Problematiza a configuração do currículo de LI na EEQ a partir das discursividades de professoras dessa área de conhecimento. A pesquisa baseou-se na Teoria da Linguística Aplicada (LA) com base em Moita Lopes por ser um campo de estudo transdisciplinar, indisciplinar e intercultural que identifica, investiga e busca soluções para problemas relacionados à linguagem na vida real, com relevância social que exigem respostas teóricas às práticas sociais e a seus participantes. O método de análise baseou-se na Triangulação a partir de Skin Mathison; Marcus Duffy; Kenny Konecki e outros. Significa olhar para o mesmo fenômeno, ou questão de pesquisa, a partir de mais de uma fonte de dados. Na Triangulação considerou-se: a) objeto textual materializado pelos discursos da área de Linguagens/LI; b) interpretação enunciada pelas professoras acerca do currículo de LI na EEQ; c) configuração enunciativa sobre o currículo de LI na EEQ nos documentos oficiais e nas discursividades de professoras. O referencial teórico para a discussão sobre o ensino de Língua Inglesa baseou-se em Kanavillil Rajagopalan, Suresh Canagarajah, Breton, Kumaravadivelu, Alastair Pennycook, Moita Lopes, Vilson Leffa, Andira Nascimento e Mábia Camargo. Para a incursão sobre o currículo de Língua Inglesa nos balizamos em Almeida Filho, British Council, Jack Richards, além de Alice Casimiro Lopes, Gimeno Sacristán, Jurjo Santomé e Tomaz Tadeu da Silva. Para a discussão da Educação Escolar Quilombola nos referenciamos em Abdias do Nascimento, Flávio Gomes e Lilia Schwarcz, Shirley Souza, Raquel Santos e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a EEQ, entre outros. Metodologicamente a pesquisa em foco é de abordagem qualitativa, de natureza documental e de Campo. Para Geração de Dados consideramos a entrevista semiestruturada, aplicada via WhatsApp em razão do contexto de Pandemia da Covid-19 para (=05) Professoras de LI que atuam na EEQ, e os seguintes documentos: a) Documento Curricular do Município de Salvaterra: discursos da área de Linguagens/Língua Inglesa; b) Proposta Curricular da Educação Escolar Quilombola de Salvaterra; c) Planos de Ensino das Professoras de LI da EEQ. Para análise dos dados foram adotados os pressupostos da Análise Dialógica do Discurso (ADD) de Mikhail Bakhtin por considerar a linguagem como um lugar de interação e comunicação, constituído sob bases sócio-históricas determinadas, que envolve sujeitos reais que convivem em grupos sociais. Para assim, (re)pensar a linguagem teórica e metodologicamente nesse campo investigativo, filiamos a análise dos dados aos conceitos bakhtinianos de enunciado e atitude responsiva. Os resultados apontaram que os enunciados contidos nos documentos curriculares sobre o currículo de LI da EEQ ainda possuem um caráter hegemônico nessa modalidade de ensino, e que dificulta sua articulação e (re)contextualização aos saberes tradicionais e afrodescendentes das comunidades quilombolas, embora os discursos contidos nos Planos de Ensino das professoras apresentem propostas de reconhecimento e valorização dos saberes socioculturais dos alunos quilombolas nas aulas de inglês. Nas enunciações das professoras de LI evidenciamos: as dificuldades associadas ao aporte teórico específico para o trato com a temática quilombola, afro-brasileira, afro-anglófona, africana e sua relação com o ensino de LI, assim como a necessidade de ampliação, apoio e assessoramento pedagógico nas escolas que atendem a essa Modalidade de Ensino; a garantia de recursos e materiais didáticos apropriados para o ensino do idioma; e a formação inicial e continuada que contemple a temática das relações étnico-raciais na EEQ. Concluímos a partir dos diferentes modos de produção de sentidos e dos discursos manifestados pelas professoras enunciadoras da pesquisa que o currículo de LI na EEQ da Amazônia Marajoara busca interagir com os conhecimentos étnico-raciais dos alunos quilombolas, uma vez que passa a reconhecer e valorizar os saberes socioculturais como elementos constituintes de sua proposta curricular em um movimento de resistência contra as hegemonias britânicas e estadunidenses presentes no currículo de LI da Educação Básica. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1231638 - RAQUEL AMORIM DOS SANTOS
Interno - 2360232 - ANA PAULA VIEIRA E SOUZA
Externo ao Programa - 3568199 - ANDERSON FRANCISCO GUIMARAES MAIA
Externo à Instituição - JOSÉ AUGUSTO DE BRITO PACHECO
Notícia cadastrada em: 14/03/2022 17:00
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