Banca de DEFESA: CAMILA DE CÁSSIA BRITO

DISCENTE: CAMILA DE CÁSSIA BRITO
DATA: 07/03/2022
LOCAL: on line

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA MULHER PRETA UNIVERSITÁRIA SOBRE O FEMINISMO: A REALIDADE DA AMAZONIA MARAJOARA

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
SUBÁREA: Multidisciplinar

O presente estudo tem como objetivo principal analisar quais representações as mulheres pretas universitárias marajoaras constroem sobre o Feminismo e as implicações sobre seu autorreconhecimento como mulher preta sob a ótica descritiva – exploratória de natureza qualitativa tomando como base teórica – metodológica as Representações Sociais de Serge Moscovici (1978; 2005) e Denise Jodelet (2001) aplicando sua construção na Teoria Ego – Ecológica de Marisa Zavalloni (1980). A discussão gira em torno do Feminismo de modo geral, onde acionamos autores como Simone de Beauvoir, Judith Butler, Djamila Ribeiro, atrelando essa discussão maior ao autorreconhecimento de cor-raça da mulher marajoara preta, apoiando-se nos debates de autores como Alessandra Devulsky, Silvio Almeida, Kanbegele Munanga, Branca Alves entre outros. Para a obtenção dos dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três mulheres autorreconhecidas pretas, entre 20 e 34 anos de idade, originárias da Região Marajoara (Amazônia), cenário de desenvolvimento deste estudo. A análise dos dados se fundamenta nas três etapas de análise da Teoria Ego-ecológica articulando com as dimensões das Representações sociais. As etapas analisaram  a Contextualização da identidade das sujeit@s (Primeira Etapa), os Sentidos de sí construídos (Segunda Etapa) e   as Representações Identitárias – valores e graus de pertença ao grupo (Terceira Etapa), apresentando  as estruturas de abordagem da pesquisa a partir da Ego – ecologia pelos processos de pertencimento através dos polos positivo ou negativo, seja egomórfico ou alomórfico, concluindo na identificação positiva ou negativa das sujeit@s, no processo de compreender os valores atribuídos e representações assimiladas. Como resultados, identificamos a falta de diálogo na Universidade sobre como o seu ambiente influencia e contribui para a construção identitária da mulher preta marajoara  a partir de discussões em âmbito acadêmico levando em conta a produção de conhecimento delas e sobre elas em prol do combate ao epistemicidio do conhecimento negro. No entanto,  a pesquisa mostra que as representações sociais das sujeit@s, dialogam com as suas realidades e contribuem com a formulação e (re) construção de uma identidade social positiva dessa mulher preta marajoara e universitária a partir do rompimento de um cotidiano histórico-sociológico e acerca de seu corpo, sua cor e sua origem. Elas têm orgulho de sí registrados em seus discursos, mas ainda lutam, contra a invisibilidade, a subalternidade, a inferioridade e o silenciamento. Lutam individualmente e coletivamente quando encontram referências na Universidade e acabam por se tornarem referências para esta pesquisa como protagonistas e contadoras de suas próprias histórias em que contribuem com novas possibilidades de estudos e investigação cientifica acerca das representações do feminismo  como fenômeno social na vida de mulheres pretas trazendo suas narrativas carregadas de histórias e de vozes e, se colocando como sujeit@s ativas na história  para novos estudos neste campo considerando suas especificidades de origem, etnia, classe social e gênero, levando em conta ainda suas experiências advindas de uma realidade especifica: a tal bela e majestosa Mulher Preta - Amazônia Marajoara.

Palavras – Chaves: representações sociais; mulher marajoara; educação feminista; feminismo negro; teoria ego-ecológica.

Externo à Instituição - DANTIELLI ASSUMPÇÃO GARCIA
Externo ao Programa - 1153176 - EUNICE LEA DE MORAES
Presidente - 2178110 - JOANA DARC DE VASCONCELOS NEVES
Interno - 1331081 - SEBASTIAO RODRIGUES DA SILVA JUNIOR