Banca de DEFESA: JOSYANE BRASIL DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSYANE BRASIL DA SILVA
DATA: 27/02/2020
LOCAL: Complexo de Medicina Veterinária

Determinação da qualidade de amostras comerciais de méis a partir de análises microbiológicas e microscópicas, testes qualitativos e palinologia e detecção molecular de Salmonella spp. a partir de contaminação experimantal

Qualidade microbiológica. Detecção de Sujidades. Melyssopalinologia. Autenticidade do mel. Multiplex PCR. qPCR

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária

O mel é um produto bastante apreciado, devido as suas propriedades nutricionais, terapêuticas, por ser um produto de fácil acesso e por ser obtido de forma natural. Sua popularidade e valor comercial elevado chamam a atenção de produtores e comerciantes, o que o torna frequentemente alvo de práticas fraudulentas, que podem influenciar em sua qualidade, bem como em outros fatores relacionados a produção, obtenção e comercialização. Essas ações podem fazer com que o produto que chega ao consumidor apresente características microbiológicas indesejáveis, além da presença de contaminantes físicos, que podem oferecer riscos à saúde coletiva. Assim, o presente trabalho tem como objetivo avaliar a presença contaminantes biológicos e físicos presentes em méis comercializados na região Nordeste do estado do Pará, bem como sua autenticidade. Até o momento, foram analisadas 14 amostras de méis, sendo sete produzidos por insetos da espécie Apis mellifera ligustica e sete da espécie Melipona fasciculata, provenientes dos municípios de Bragança, Capanema, Nova Timboteua, São João de Pirabas, Salinópolis e Tracuateua. As amostras foram avaliadas com relação à presença de bolores e leveduras (UFC/g), coliformes a 35°C (NMP/g) e contaminação física em nível macro e microscópico, para detecção de sujidades. No que se refere a autenticidade, as amostras foram submetidas as reação de Fiehe, Lund e Lugol, de acordo com a metodologia do Instituto Adolf Lutz, além da análise polínica, e a Reação em Cadeia da Polimerase, para a identificação das espécies de abelha produtoras de mel. Os resultados parciais obtidos evidenciaram a presença de micro-organismos do grupo dos coliformes e de bolores e leveduras em desacordo com a legislação vigente, em 63,63% e 81,81% das amostras, respectivamente. Quanto aos resultados obtidos referentes aos testes de autenticidade, somente 21,42% (3/14) das amostras foram consideradas méis autênticos. Contudo, mediante a análise polínica, foi possível observar amostras adulteradas dentre as consideradas autênticas e esse perceptual foi reduzido para 14,28% (2), uma vez que foi possível observar que uma amostras apresentava mistura proteica. As etapas futuras do projeto incluem a padronização de uma PCR multiplex e de uma qPCR, para detecção da espécie de abelha produtora de mel a sua aplicação em amostras de campo. Nossos resultados parciais apontam para a importância das análises microbiológicas, associadas à análise de sujidades no mel, uma vez que essas podem ser ferramentas importantes na garantia da qualidade do produto, bem como identificação de práticas fraudulentas.

Presidente - 1661360 - CARINA MARTINS DE MORAES
Interno - 1464502 - TALITA BANDEIRA ROOS
Externo à Instituição - ANDREY CARLOS DO SACRAMENTO DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - ELEN VANESSA COSTA DA SILVA