Notícias

Banca de DEFESA: RENATO ABRANTES DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RENATO ABRANTES DE OLIVEIRA
DATA: 26/04/2019
HORA: 08:30
LOCAL: Complexo de Medicina Veterinária
TÍTULO:

Avaliação gastroscópica dos efeitos adversos do firocoxib sobre a mucosa gástrica em equinos confinados e alimentados com 100% de concentrado da cavalaria da Policia Militar do Pará.


PALAVRAS-CHAVES:

Equino; Anti-inflamatório; Firocoxib


PÁGINAS: 35
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária
RESUMO:

O presente trabalho objetiva avaliar o efeito do anti-inflamatório Firocoxib na mucosa gástrica em equinos por meio de endoscopia, onde espera-se diminuir os fatores de risco provenientes do uso de antiinflamatórios não seletivos para Cox2 já utilizados na rotina da cavalaria. Os animais serão mantidos em regime totalmente confinados e alimentados apenas com ração peletizada e passarão por uma prévia avaliação clinica e endoscópica para verificação dos parâmetros fisiológicos e mucosa gástrica de cada animal. Serão utilizados 20 equinos divididos em dois grupos com quantidades iguais, o primeiro grupo utilizará Firocoxib uma vez ao dia por cinco dias consecutivos e o segundo grupo será o grupo controle que utilizará Flunixina Meglumina na mesma frequência e dias que o primeiro grupo. Todos participarão de quatro etapas: triagem dos animais, o inicio do tratamento com o anti-inflamatório, avaliação clinica e endoscópica após o término do tratamento e avaliação clinica e endoscópica 15 dias após o término do tratamento. Os animais serão avaliados quanto aos parâmetros fisiológicos, lesões gástricas ausentes ou presentes, grau de lesão, avaliação hematológica e pH gástrico. Espera-se que os equinos tratados com o Firocoxib não apresentem lesões gástricas pelo uso do fármaco, possibilitando estabelecer protocolos terapêuticos que dê mais qualidade de vida aos pacientes.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - MARCOS DUTRA DUARTE
Presidente - 2266630 - PEDRO PAULO MAIA TEIXEIRA
Externo à Instituição - TATIANE TELES ALBERNAZ FERREIRA
Notícia cadastrada em: 22/04/2019 09:15
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2