Banca de QUALIFICAÇÃO: NAILSON DE ANDRADE NERI JÚNIOR

DISCENTE: NAILSON DE ANDRADE NERI JÚNIOR
DATA: 26/05/2023
LOCAL: INSTITUTO DE MEDICINA VETERINÁRIA

Estudo hematológico, bioquímico e parasitológico em urubus-de-cabeça-vermelha (Cathartes aura) de vida livre capturados no Aeroporto Internacional de Belém – Pará.

Cathartiformes, Cathartidae, Turkey Vulture, Hemoparasitas, Amazônia Oriental.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária

A clínica aviária é desafiadora devido à capacidade das aves de mascarar sinais clínicos, sendo necessárias ferramentas que auxiliem os médicos veterinários na investigação. No entanto, a literatura ainda é escassa sobre trabalhos com Cathartes aura, por isso, o objetivo deste trabalho é determinar os valores hematológicos e bioquímicos de urubus-de-cabeça-vermelha e pesquisar hemoparasitas nesses indivíduos capturados no Aeroporto Internacional de Belém. Para isso, será realizado um estudo com um grupo amostral de 30 indivíduos, capturados pela equipe de manejo de fauna do Aeroporto Internacional de Belém - PA. Os espécimes serão acondicionados em gaiolas de inox e ficarão em repouso por 12 a 24 horas antes da coleta. Todos os indivíduos serão examinados para separação de aves hígidas ou não. As aves serão pesadas e, dependendo da classificação, terão coleta de até 0,5% ou 0,1% do peso vivo. A contenção será feita com luvas e a coleta de sangue em veia jugular ou basílica com seringa e agulha adequadas. O sangue será fracionado em dois tubos, com e sem anticoagulante, e os esfregaços sanguíneos serão feitos imediatamente após a coleta, sem contato com o anticoagulante. As amostras serão processadas nos laboratórios de Patologia Clínica Veterinária e Laboratório de Parasitologia Veterinária da Universidade Federal do Pará. Este estudo visa determinar parâmetros hematológicos e bioquímicos em urubus-de-cabeça-vermelha (Cathartes aura) de vida livre no estado do Pará, a fim de gerar dados de referência para a espécie. Além disso, o estudo busca correlacionar os achados de parasitas nos indivíduos estudados com informações da literatura científica para entender melhor a ocorrência de parasitas em espécies silvestres e como isso pode afetar a saúde dos animais.

Interno - 1504959 - ALESSANDRA SCOFIELD AMARAL
Externo à Instituição - CINTHIA TAVORA DE ALBUQUERQUE LOPES
Presidente - 1000009 - NATALIA DA SILVA E SILVA
Notícia cadastrada em: 26/05/2023 08:44