Banca de QUALIFICAÇÃO: LUIS ENRIQUE SOZA ALTAMIRANO

DISCENTE: LUIS ENRIQUE SOZA ALTAMIRANO
DATA: 07/03/2023
LOCAL: INSTITUTO DE MEDICINA VETERINÁRIA

Técnica videocirúrgica para correção de hérnia umbilical com colocação de tela: Estudo em cadáveres de feto bovino

Videocirurgia, grandes animais, defeitos de parede abdominal, malhas cirúrgicas, sutura vídeoassistida

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária

O objetivo principal deste estudo foi criar uma técnica videocirurgica para correção de hérnia umbilical com colocação de tela viável para neonatos de grandes animais, realizado estudo em   cadáveres de fetos bovinos. O experimento foi realizado no hospital veterinário da Universidade Federal do Pará – campo de Castanhal – Brasil, no estudo do experimento foram utilizados 12 fetos bovinos doados por um frigorífico legal do município, estes foram divididos em dois grupos, o primeiro grupo controle (GC: 6), foi realizada a técnica cirúrgica convencional aberta para correção de hérnias umbilicais em animais de grande porte, colocando a tela cirúrgico de forma muscular externa, o grupo experimental (GV: 6), o grupo videocirurgicos a técnica foi realizada com colocação de tela cirúrgica intra-abdominal. O GV foi trabalhado com três portais laparoscópicos, após a criação do defeito, o mesmo foi aproximado seus bordos por sutura vídeoassistida, utilizado passagem do fio de forma percutânea. Na sequência a tela foi introduzida a cavidade, já com um fio fixado as 3 e 9 horas, em suas extremidades. A tela foi fixada o defeito, seguindo de uma fixação vídeoassistida com passagem do fio de forma percutânea. O grupo controle foi executado por laparotomia convencional, correção do defeito por sutura de jaquetão, e colocação da tela a camada muscular, seguindo da dermorrafia.  Em ambos os grupos foram estabelecidos três tempos cirúrgicos: o estabelecimento do acesso (13,55 ± 20,40 e 4,83 ± 0,77 min, GC e GV), criação do defeito herniario (34,16 ± 57,29 e 3, 92 ± 3,54 min GC e GV), fechamento do defeito herniario (18,46 ± 3,99 e 39,65 ± 15,55 min1 GC e GV) (p≥0,05). A técnica foi exequível, sem variações de tempo em relação a técnica convencional, apresentando excelente acesso, campo visual e execução de forma prática e aplicável.

Externo à Instituição - FRANCISCO DÉCIO DE OLIVEIRA MONTEIRO
Externo à Instituição - LUISA PUCCI BUENO BORGES
Presidente - 2266630 - PEDRO PAULO MAIA TEIXEIRA
Notícia cadastrada em: 06/03/2023 16:37