Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDRE ASSUNCAO DOS SANTOS

DISCENTE: ANDRE ASSUNCAO DOS SANTOS
DATA: 27/09/2022
LOCAL: Instituto de Medicina Veterinária

Soroprevalência da febre do Nilo Ocidental e demais encefalites virais, em equídeos, no Piauí, Brasil

Arboviroses, Vigilância em equídeos, Saúde Pública, Doenças emergentes, Zoonoses

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária

As arboviroses (“Arthropod-borne viruses”) são ecologicamente distintas das doenças causadas por outros patógenos, porque envolvem tanto vetores (artrópodes), quanto animais hospedeiros e reservatórios. Tanto o vírus da febre do Nilo Ocidental (FNO), um arbovírus da família Flaviviridae; quanto outros arbovírus – também zoonóticos – pertencentes a família Togaviridae são capazes de causar síndromes febris e encefalites fatais nos equídeos e nos seres humanos. O estado do Piauí, dentro do cenário epidemiológico nacional, vem ganhando destaque desde o ano de 2014 por ser o único estado brasileiro a estar diagnosticando casos de síndromes neuroinvasivas, de etiologia viral, ocasionados pelo vírus da febre do Nilo Ocidental em seres humanos. A vigilância de epizootias nos equídeos contribui não somente para a saúde dessas populações animais, mas também pode auxiliar na identificação precoce da circulação viral no ambiente. Pois, eles costumam ser bastante suscetíveis e desenvolvem respostas imunes duradouras e significativas. O objetivo deste estudo será realizar uma investigação soroepidemiológica contra os principais arbovírus causadores de encefalites virais em equídeos em municípios do estado do Piauí onde foram confirmados casos humanos. Ao total, foram amostrados 426 equídeos em oito municípios: Piripiri, Teresina, Água Branca, Amarante, Lagoa Alegre, Parnaíba, Valença do Piauí e Barro Duro. A soroprevalência será a variável dependente, enquanto as variáveis independentes serão: município, presença de mosquitos ao amanhecer ou ao entardecer, atividade fim do animal, espécie, raça, sexo, faixa etária, contato com aves e contato com outros animais domésticos. Para tal finalidade serão utilizadas duas provas laboratoriais sorológicas:  o teste de Inibição da Hemaglutinação – (IH) e o de Neutralização por Redução em Placa – (PRNT); contra alguns dos arbovírus causadores de encefalites virais em equídeos, encontrados no painel de antígenos da Seção de Arbovirologia e Febres Hemorrágicas do Instituto Evandro Chagas – (IEC). Na análise estatística, serão utilizados os testes “qui-quadrado de Pearson” e o “exato de Fisher” – com níveis de significância de 5% e intervalo de confiança de 95%. Assim como a realização do cálculo do risco relativo (Odds ratio). Espera-se, também, que este estudo embase políticas públicas que visem ações exequíveis de prevenção, diagnóstico, controle e educação em saúde.

Externo à Instituição - ALEXANDRE DO ROSARIO CASSEB
Presidente - 221.096.328-10 - LILIAN SILVA CATENACCI - UFPI
Externo à Instituição - MILENE SILVEIRA FERREIRA
Notícia cadastrada em: 26/09/2022 09:55