Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA KARINE LIMA DE SOUZA

DISCENTE: ANA KARINE LIMA DE SOUZA
DATA: 30/05/2022
LOCAL: INSTITUTO DE MEDICINA VETERINÁRIA

Perfil hematológico de periquitos-da-caatinga (Eupsittula cactorum) oriundos de cativeiro no Estado do Ceará

aves, hematologia, hemograma, hemoparasitas

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária

A criação de aves silvestres em cativeiro é um hábito antigo e ainda bastante popular. Os membros da família Psittacidae estão entre as principais espécies criadas como animais de estimação. O sucesso nessa prática depende de um bom manejo alimentar, higiênico e ambiental, além de acompanhamento veterinário periódico. As aves podem ser afetadas por diversas patologias em cativeiro, sejam elas de origem infecciosa ou não. Parte do plano de prevenção contra essas enfermidades consiste na realização de exames para o monitoramento da saúde dos animais, dentre eles o hemograma. O processamento de amostras sanguíneas e criação de dados hematológicos são importantes no estabelecimento de valores de referências para as diferentes espécies animais, possibilitando ao veterinário uma avaliação mais profunda do estado de saúde daquele indivíduo. Com isso, percebese a relevância do estudo hematológico de aves como auxiliar na prevenção e tratamento de doenças. O projeto visa avaliar o perfil hematológico de periquitos-dosertão (Eupsittula cactorum) criados em cativeiro no Estado do Ceará. O desenho experimental inclui espécimes de E. cactorum criados em cativeiro, de duas localidades diferentes. Espera-se a obtenção de amostras sanguíneas de 30 animais, considerados hígidos perante avaliação física. Serão avaliados os seguintes parâmetros: contagem total de eritrócitos, dosagem do teor de hemoglobina, hematócrito, volume corpuscular médio (VCM), concentração da hemoglobina corpuscular média (CHCM) e hemoglobina corpuscular média (HCM), contagem total de leucócitos, contagem diferencial de heterófilos, eosinófilos, basófilos, linfócitos e monócitos, contagem de trombócitos e concentração de proteínas plasmáticas totais. Também será realizada uma pesquisa de hemoparasitas no esfregaço sanguíneo e por PCR, a fim de avaliar animais que estejam possivelmente enfermos.

Externo à Instituição - CINTHIA TAVORA DE ALBUQUERQUE LOPES
Interno - 2486452 - GUSTAVO GOES CAVALCANTE
Presidente - 1000009 - NATALIA DA SILVA E SILVA
Notícia cadastrada em: 27/05/2022 09:47