Banca de DEFESA: ALDENICE DA SILVA CARVALHO MEDINA COELI

DISCENTE: ALDENICE DA SILVA CARVALHO MEDINA COELI
DATA: 15/03/2022
LOCAL: Instituto de Medicina Veterinária

Perfil de consumo e percepção dos consumidores a respeito da comercialização de pescado no estado do Pará

alimento, recursos pesqueiros, saúde pública

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária

O pescado é considerado uma importante fonte de substâncias indispensáveis ao ser humano e, por esta razão, é um alimento muito indicado por profissionais da saúde. Considerando os estudos descritos na literatura, é notável a relevância do estado do Pará na produção pesqueira, no entanto, são escassos relatos mais abrangentes sobre o perfil do consumidor deste alimento, sendo assim evidenciada a necessidade de se avaliar estrategicamente o perfil da população consumidora de pescado.O presente estudo teve como objetivo caracterizar o perfil sociodemográfico e de consumo de consumidores de peixe nos quatro municípios mais populosos do estado do Pará: Belém, Ananindeua, Marabá e Santarém. O projeto foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa - CEP do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará. Para o desenvolvimento deste estudo, foram aplicados questionários online a partir da plataforma google Forms para 271 voluntários (96 de Belém, 70 de Ananindeua, 59 de Marabá e 45 de Santarém). Os dados foram analisados de forma descritiva e posteriormente submetidos à Análise de Correspondência Múltipla (ACM). Os resultados demonstraram que os consumidores da região alvo do estudo residem predominante em zona urbana, são do sexo feminino,  possuem alto grau de escolaridade, e estão na faixa etária de 18 a 30 anos (com exceção de Santarém, que apresentou maior público com idade entre 31 a 40 anos). Quanto as preferências, houve diferença entre os municípios ao que se refere ao local de compra, frequência de consumo e motivos que o levam os entrevistados a consumir peixe. Os consumidores dos quatro municípios, em sua maioria, afirmaram preferir consumir peixe fresco e na sua própria residência e indicam não ter passado mal após consumir peixe. Na ACM,  sobre a relação entre as variáveis da escolaridade dos entrevistados e o conhecimento sobre a fraude alimentar, os que responderam Sim (já ouviram falar em fraude alimentar) estão fortemente relacionados aos entrevistados com ensino superior completo e moradores de Belém e Ananindeua. Já os que responderam não (nunca ouviram falar em fraude alimentar) estão mais relacionados aos entrevistados que possuem apenas o ensino médio completo. Concluímos que os hábitos e preferências de consumo entre os participantes dos municípios de Belém, Ananindeua e Marabá são similares e que os consumidores do município de Santarém apresentaram características divergentes dos demais e que o estudo foi fundamental para gerar dados e contribuir para a comunidade científica, sobretudo a respeito dos municípios de Ananindeua e Marabá, considerando a escassez de informações sobre o tema.

Presidente - 1661360 - CARINA MARTINS DE MORAES
Externo à Instituição - JULLIANY LEMOS FREIRE
Interno - 1464502 - TALITA BANDEIRA ROOS
Notícia cadastrada em: 14/03/2022 16:01