Banca de DEFESA: THAYMIS KIARA SANTOS SOUSA

DISCENTE: THAYMIS KIARA SANTOS SOUSA
DATA: 28/02/2022
LOCAL: Instituto de Medicina Veterinária

Detecção de não conformidades em rótulos de queijos de Búfala comercializados na região norte do Brasil

Adulteração, Rótulos, Produto de Origem Animal, Saúde Pública, Consumidor

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária

A produção mundial de alimentos de origem animal vem crescendo e produtos como os queijos vem se destacando e, como consequência, os rótulos tem sido cada vez mais considerados pelos consumidores na hora da escolha dos produtos. A fraude e a adulteração de alimentos são caracterizadas pela substituição, adição, modificação de alimentos ou ingredientes com a finalidade de obter ganho econômico. Estas irregularidades tem impacto tanto local quanto internacional, e levam a perdas econômicas significativas, gerando dúvidas ao consumidor sobre o produto que está adquirindo, além de serem um risco à saúde pública. Este estudo tem por objetivo detectar e descrever possíveis fraudes por rotulagem indevida em queijos comercializados na região metropolitana de Belém, estado do Pará. Para tal, estabelecimentos que comercializam queijo de búfala na região alvo do estudo foram visitados e amostras do referido produto foram colhidas. Para a realização da análise da conformidade da rotulagem foram utilizadas as legislações referentes à rotulagem dos alimentos industrializados e um check list com informações obrigatórias. Foram encontradas divergências nas rotulagens de duas amostras da marca A, referente a uma amostra de queijo mozzarela de búfala (Bola) e uma amostra de queijo mozzarela de búfala (Cunha). Concluimos que o processo de rotulagem dos queijos de búfala comercializados na região metropolitana de Belém deve ser aperfeiçoado, devido a grande quantidade de não conformidades com a legislação brasileira vigente.

Presidente - 1661360 - CARINA MARTINS DE MORAES
Externo à Instituição - OSNAN LENNON LAMEIRA SILVA
Interno - 1464502 - TALITA BANDEIRA ROOS
Notícia cadastrada em: 25/02/2022 16:45