Banca de QUALIFICAÇÃO: ANNA LAURA MANESCHY FADEL

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANNA LAURA MANESCHY FADEL
DATA: 11/01/2022
LOCAL: Auditório Hailton Correa e Link de acesso à banca https://meet.google.com/pzy-znub-zuc

SUBJETIFICAÇÃO, NORMATIVIDADE E CRÍTICA: DEBATES FEMINISTAS ENTRE BENHABIB, BUTLER E FRASER

Feminismo. Gênero. Teoria Crítica. Benhabib. Fraser. Butler.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Direito

Este projeto, apresentado ao programa de pós-graduação em Direito da Universidade Federal do Pará, é dedicado à elaboração de tese de doutorado, cujo objetivo é revisitar e atualizar a obra: “Debates feministas: um intercâmbio filosófico”, escrito por Seyla Benhabib, Judith Butler e Nancy Fraser, em 1995. Para tanto, remarca-se que o referido debate parte de um contexto e de um protagonismo específico, em razão de estar localizado ao final do que se convencionou chamar “segunda onda do movimento feminista”, nos Estados Unidos. Portanto, compreende-se que se trata, na realidade, de “um debate feminista em particular”, travado entre três autoras da filosofia, que interpretam o “gênero” como uma categoria filosófica importante para pensar a ética e a filosofia moral e política de seus projetos teóricos. Frisa-se, igualmente, que o livro é fruto de um evento universitário, realizado em 1990, que tinha como intuito situar o movimento feminista diante do contexto do fim da guerra fria. Na obra, é possível identificar uma polarização entre os pensamentos de Seyla Benhabib e Judith Butler, representantes da teoria crítica, de matriz alemã, e do pós-estruturalismo, respectivamente. Essa tensão pode ser percebida, pois suas concepções de “sujeito”, bem como de propósitos do que uma teoria deva fazer são antagônicos. Por sua vez, Nancy Fraser propõe-se a solucionar esse impasse, ao argumentar que essa polarização era apenas aparente ou, como a autora intitula, “uma falsa antítese”. Em uma abordagem pragmatista, entende que seja possível “salvar” aquilo que é melhor em cada uma das teorias, a fim de articular um projeto político-filosófico mais inclusivo.  Nesse sentido, a ideia central é de testar a hipótese lançada por Fraser e acompanhar o desenvolvimento do pensamento de Butler, em especial após a sua “virada ética”, e observar se houve essa aproximação de seu projeto teórico ao que Benhabib e Fraser defendiam e propunham. O trabalho pertence ao campo do estudo teórico, por meio de análises de conceitos presentes tanto na filosofia moral, quanto na filosofia política, e utiliza técnica de pesquisa bibliográfica.

Externo ao Programa - 2495374 - LOIANE DA PONTE SOUZA PRADO VERBICARO
Interno - 2314196 - RICARDO ARAUJO DIB TAXI
Presidente - 2209185 - SAULO MONTEIRO MARTINHO DE MATOS
Notícia cadastrada em: 23/12/2021 10:28