Banca de DEFESA: LUCAS MORGADO DOS SANTOS

DISCENTE: LUCAS MORGADO DOS SANTOS
DATA: 13/12/2021
LOCAL: https://meet.google.com/fvj-vjdp-diw

“Veio saber se a gente tá sendo reabilitado?” Usos e sentidos de reinserção social para egressos e egressas do sistema penal na Fábrica Esperança.

Reinserção social, Usos e sentidos, Discurso institucional.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Direito

A pesquisa tem como objetivo investigar quais os usos e os sentidos de reinserção social para egressos e egressas da Fábrica Esperança, em Belém-PA. A partir de método indutivo, foram realizadas pesquisas de tipo bibliográfico, documental e de campo. As técnicas de pesquisa utilizadas foram, para coleta de dados, levantamento de documentos relevantes, observação-participante e entrevistas semiestruturadas com técnicas da instituição e pessoas que passaram pelo cárcere atendidas nos anos de 2020 e 2021; para análise de dados, foi utilizada análise de conteúdo. De início, são feitas incursões metodológicas e dos caminhos tomados pela pesquisa em face do cenário do sistema penitenciário paraense, em articulação com pesquisa bibliográfica para desenho do estado da arte. Após, os elementos do regime de verdade sobre reinserção social são apresentados, seja pelos aspectos dogmáticos e normativos, seja pelas dimensões do discurso institucional da Fábrica Esperança. Em seguida, as experiências de egressos e egressas são objeto de discussão, bem como as dimensões de violências que as atravessam e as políticas nacional e estadual existentes para pessoas egressas. Por fim, os dados socioeconômicos do público-alvo são elucidados: a maioria, homens, pretos/pardos, de baixa escolaridade, que têm posto de trabalho no prédio da Fábrica Esperança e desempenham função de auxiliar de serviços gerais. Por fim, os usos e sentidos de reinserção social são direta ou indiretamente articulados com o discurso institucional, mas extrapolam as expectativas da Fábrica Esperança, alcançando dimensões da vida afetiva, relações de amizade/inimizade, percepções sobre sexualidade dissidentes, bem como percepções diversas acerca dos signos do trabalho, da educação e da religião. Há códigos oficiais e extraoficiais que interagem para produzir o sentido de reinserção social, geralmente, ao largo e por fora dos termos utilizados pela própria instituição. Os usos e sentidos de reinserção social apontam para dinâmicas de reprodução de padrões hierarquizados de gênero, de raça e de classe.

Presidente - 2628097 - LUANNA TOMAZ DE SOUZA
Interno - 1372779 - MONICA PRATES CONRADO
Externo à Instituição - ELAINE CRISTINA PIMENTEL COSTA
Notícia cadastrada em: 06/12/2021 16:01