Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: AYRTON BORGES MACHADO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AYRTON BORGES MACHADO
DATA: 01/12/2023
HORA: 15:00
LOCAL: sala 212 do PPGD
TÍTULO:

A CONTRIBUIÇÃO DO CONCEITO DE RECONHECIMENTO PARA A DIGNIDADE COMO STATUS NORMATIVO: um diálogo entre Jeremy Waldron e RobertBrandom”.


PALAVRAS-CHAVES:

Dignidade; Reconhecimento; Status Normativo; Waldron; Brandom


PÁGINAS: 94
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Direito
RESUMO:

Esta pesquisa se propõe a investigar como os insights sobre rank e status normativo em Wadron podem contribuir para uma interpretação mais normativa no sentido prático-institucional da teoria do reconhecimento de Brandom, bem como investiga como as categorias deste último podem suprir algumas lacunas de fundamentação em Waldron. Inicia-se a pesquisa pelo estudo das diversas fases do pensamento de Waldron acerca do status do sujeito: 1) sua instigante universalização do rank-social de modo a tornar uma espécie de meta para todos o que houver de mais elevado e nobre dentro de um rank social, 2) a repercussão da dignidade nas exigências da igualdade básica, 3) o status normativo do sujeito e sua consequente relação institucional em diálogo com Kant e Arendt. Tendo realizado essa apresentação da teoria de Waldron, lança-se à questão crítica fundamental de como Waldron fundamenta a própria elaboração do status, sem apenas pressupô-lo? Com o que o trabalho busca, em seguida, apresentar as lacunas teóricas existentes na teoria de Waldron que se julga poderem ser preenchidas pela teoria do reconhecimento. Nesta pesquisa, dentre as diversas teorias do reconhecimento, prioriza-se aquela que trata diretamente da preocupação com status normativo com repercussão político-institucional, promovendo o diálogo entre Waldron e Brandom, na medida em que este último autor demonstra uma fundamentação da elaboração social e subjetivo-consciente do status social, esclarece como a experiência preenche de conteúdo e sentido esse status, bem como esclarece a intersubjetividade na rede de reconhecimento. Pretende-se, ao final, alcançar a formulação teórica que conjugue Waldron e Brandom, preservando os insights daquele quanto à normatividade, bem como buscando compreender como Brandom pode consolidar a teoria de Waldron nas suas lacunas teóricas. A pesquisa permite que as formulações de Brandom saiam mais do seu sistema filosófico fechado, e que Waldron também auxilie a se tratar de modo mais prático a categoria de reconhecimento de Brandom, considerando a reflexão de status normativo intrinsecamente ligado ao Direito e à Política de Waldron.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 797.951.882-91 - ADALBERTO FERNANDES SA JUNIOR - UFPA
Presidente - 2209185 - SAULO MONTEIRO MARTINHO DE MATOS
Externo à Instituição - THOMAS DA ROSA DE BUSTAMANTE
Notícia cadastrada em: 28/11/2023 10:38
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba2