Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: EVANDRO LUAN DE MATTOS ALENCAR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EVANDRO LUAN DE MATTOS ALENCAR
DATA: 26/10/2023
HORA: 15:00
LOCAL: sala 212do PPGD
TÍTULO:

DILEMAS BIOÉTICOS E TECNOLOGIAS DE MELHORAMENTO HUMANO: uma discussão sobre paternalismo jurídico e autonomia privada sob a ótica da responsabilidade civil por riscos desconhecidos.


PALAVRAS-CHAVES:

bioética; transumanismo; melhoramento humano; responsabilidade civil; riscos desconhecidos.


PÁGINAS: 82
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Direito
RESUMO:

O presente trabalho disserta sobre a teoria da responsabilidade por riscos desconhecidos em decorrência das possibilidades de danos causados por intervenções tecnológicas que objetivam o melhoramento humano. O problema a ser enfrentado trata de questionar como a teoria da responsabilidade civil pode apresentar soluções para os conflitos bioéticos atuais, dada a necessidade de proteção à pessoa humana frente a expansão dos interesses da biotecnociência nas práticas de melhoramento humano. Buscar-se-á investigar os dilemas morais ofertados pelo progresso tecnológico, especialmente em relação as práticas e intervenções tecnológicas que visam o melhoramento humano e sua repercussão na teoria da responsabilidade civil. O objetivo geral é analisar, sob a ótica da bioética, as repercussões políticas, sociais e jurídicas das novas práticas tecnológicas de melhoramento humano e seus reflexos na teoria da responsabilidade civil. Para tal, adotar-se-á a metodologia de pesquisa qualitativa, de viés sociojurídico.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1153238 - PASTORA DO SOCORRO TEIXEIRA LEAL
Interno - 2153604 - RAIMUNDO WILSON GAMA RAIOL
Notícia cadastrada em: 11/10/2023 12:44
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha2