Notícias

Banca de DEFESA: LETICIA VITORIA NASCIMENTO MAGALHAES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LETICIA VITORIA NASCIMENTO MAGALHAES
DATA: 18/08/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de aula JP11
TÍTULO:

O ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES COM DEFICIÊNCIA NA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS (APAE) E NA ASSOIAÇÃO PARAENSE DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (APPD)


PALAVRAS-CHAVES:

mulheres com deficiência; APAE; APPD; violência; cuidadoras.


PÁGINAS: 113
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Direito
RESUMO:

Os movimentos sociais de pessoas com deficiência foram essenciais para o alcance de normas protetivas para essas pessoas em nível internacional e nacional. As organizações desses movimentos e suas edificações em associações e entidades fomentaram mais direitos e políticas públicas de participação social para a população com deficiência. A partir das contribuições das feministas, passaram-se a discutir novas categorias associadas à deficiência, como são os casos de gênero, classe e raça gerando uma perspectiva interseccional. Nesse sentido, a partir da grave problemática da violência contra mulheres com deficiência, a pesquisa buscou compreender como a Associação Paraense das Pessoas com Deficiência (APPD) e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) têm atuado no enfrentamento às violências contra as mulheres com deficiência. Para tanto, a pesquisa se baseou no método indutivo sob uma perspectiva qualitativa, partindo de estudos bibliográficos e documentais. A pesquisa contou, ainda, com entrevistas de profissionais de ambas as associações para analisar a história e as especificidades de suas atuações junto às pessoas com deficiência, especialmente às mulheres com deficiência vítimas de violência. Com base na Análise de Conteúdo, constatou-se, dentre outros aspectos, que ambas as associações atendem diariamente mulheres com deficiência e suas cuidadoras que vivenciaram vários tipos de violência, apesar disso, compreendeu-se que o tema violência contra mulheres com deficiência não faz parte de uma frente estruturada nas associações de defesa de pessoas com deficiência no estado do Pará.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 325589 - MARLENE RODRIGUES MEDEIROS FREITAS
Presidente - 2153604 - RAIMUNDO WILSON GAMA RAIOL
Interno - 2517811 - VALENA JACOB CHAVES
Notícia cadastrada em: 17/08/2023 11:59
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba1