Banca de DEFESA: SILVANA BENASSULY MAUES DE MEDEIROS

LOCAL: NUMA VIDEOCONFERÊNCIA

TEIAS DE INOVAÇÃO AGROECOLÓGICA NO MUNICÍPIO DE
CAMETÁ, PARÁ

Circuitos curtos de comercialização. Redes sociotécnicas. Cestas Agroecológicas. PNAE.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

Por este trabalho, busco refletir sobre a formação de redes sociotécnicas no contexto da construção de mercados alimentares agroecológicos no município de Cametá, Estado do Pará. Por meio da seleção de duas experiências de circuito curto de comercialização (CC), foi possível realizar o registro através da elaboração de Relatos de Experiência (RE) e posterior sistematização das questões valoradas. Adicionalmente, foi realizada pesquisa bibliográfica e documental, assim como incursões a campo, inspirada pelo método da observação participante e fazendo uso de entrevistas abertas e semiestruturadas. O contexto de restrições de circulação, imposto pela pandemia de Covid-19, de um lado, exigiu adaptações em nível metodológico. De outro, é destacado por seus múltiplos efeitos, como a transformação de práticas de comercialização por esses produtores. Reconhecendo o emaranhado de relações estruturadas em torno de práticas voltadas para a transição agroecológica, a questão que busquei responder pela pesquisa se relaciona ao modo pelo qual atores constroem teias de aprendizagem sociotécnica em favor da inovação e transição agroecológicas. No nível da ação social, busco compreender como as redes sociotécnicas contribuíram para as estratégias de resistência dos camponeses e da agroecologia em Cametá. Apropriando-me da abordagem da Teoria Ator-Rede (TAR) em diálogo com a crítica elaborada pela antropologia ecológica de Tim Ingold (2015), foi possível desenvolver uma alternativa explicativa para o processo de constituição de redes voltadas para a transição agroecológica no município de Cametá. Pela presente dissertação, busquei descrever e refletir sobre a experiência de distribuição de produtos da merenda escolar (adquiridos por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar) na forma de cesta básica agroecológica, como alternativa para as restrições de circulação no contexto da pandemia de Covid-19, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará/ Campus Cametá junto aos estudantes da instituição. Busquei descrever e analisar a experiência da comercialização das Cestas Agroecológicas como alternativa ao fechamento temporário da Feira Agroecológica do município de Cametá.

Presidente - 6401580 - AQUILES VASCONCELOS SIMOES
Externo à Instituição - GUILHERMINA MARIA VIEIRA CAYRES
Interno - 177.093.002-78 - MARIO VASCONCELLOS SOBRINHO - UFPA
Notícia cadastrada em: 10/12/2021 08:32