Notícias

Banca de DEFESA: DÉBORA DA VERA CRUZ ALMEIDA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DÉBORA DA VERA CRUZ ALMEIDA
DATA: 17/12/2021
HORA: 14:30
LOCAL: Online via Google Meet
TÍTULO:

Casuística de Xenarthras atendidos no Hospital Veterinário da Universidade Federal do Pará (janeiro de 2013 a agosto de 2020): Medicina aplicada a fauna Amazônica Oriental.


PALAVRAS-CHAVES:

Bichos-preguiça, tamanduás, tatus, clínica médica, cirurgia, Amazônia.


PÁGINAS: 26
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária
SUBÁREA: Clínica e Cirurgia Animal
ESPECIALIDADE: Clínica Veterinária
RESUMO:

Profissionais veterinários especialistas em animais das ordens Cingulata e Pilosa apresentam dificuldade para o atendimento médico assertivo, devido ao baixo número de publicações sobre relatos bem sucedidos nestas espécies. Desse modo, objetivou-se realizar um estudo casuístico de Xenarthras atendidos no Hospital Veterinário da UFPA, e relatar os principais casos clínicos e/ou cirúrgicos considerados inéditos ou que tiveram boa resolução. Os dados foram obtidos a partir dos prontuários dos pacientes atendidos no Setor de Animais Silvestres do Hospital Veterinário (SAS-HV) da Universidade Federal do Pará (UFPA), localizada no município de Castanhal, estado do Pará. Foi admitido um total de 92 animais (66 Bradypus variegatus, 10 Choloepus didactyla, 15 Tamandua tetradactyla e um Dasypus novemcinctus). As principais circunstâncias que levaram ao atendimento foram animais para triagem (42%, n=39); filhotes vulneráveis (9%, n=8); atropelados por veículo (8%, n=7); alterações respiratórias (7%, n=6); queda de árvore (5%, n=5); choque elétrico (5%, n=5); agressão por cão (4%, n=4) e agressão por humano (4%, n=4). Quanto à destinação dos animais, a soltura foi representativa para a maioria das espécies. Foram descritos dois casos clínico-cirúrgicos envolvendo uma espécie de C. didactyla e uma T. tetradactyla, vítimas de trauma elétrico. O tratamento dos pacientes envolveu ações integradas de cuidado ao paciente, incluindo pronto atendimento, estabilização, procedimento cirúrgico e cuidados hospitalares. Para o tratamento da C didactyla, as cirurgias de amputações foram um dos pontos relevantes para garantir a sobrevida do animal. O tratamento para T. tetradactyla foi baseado na cirurgia de desbridamento das lesões e na cicatrização por segunda intenção. O estudo casuístico foi de grande importância para o levantamento epidemiológico dos animais atendidos no Hospital veterinário, bem como para a descrição de protocolos para o tratamento de duas espécies de Xenarthra vítimas de trauma elétrico.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1354467 - SHEYLA FARHAYLDES SOUZA DOMINGUES
Externo ao Programa - 1000009 - NATALIA DA SILVA E SILVA
Externo à Instituição - DANUZA LEITE LEÃO
Externo à Instituição - ALINE AMARAL IMBELONI
Externo à Instituição - PAULO CESAR MAGALHÃES MATOS
Externo à Instituição - ROBERTHO MARCONI SANTOS RUAS
Externo à Instituição - CINTHIA TAVORA DE ALBUQUERQUE LOPES
Notícia cadastrada em: 30/11/2021 15:34
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1