Banca de DEFESA: LAURENA SILVA RODRIGUES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LAURENA SILVA RODRIGUES
DATA: 26/02/2021
LOCAL: Forma Virtual

Variação sazonal da composição lipídica e mineral de diferentes tecidos de búfalo em ecossistemas de criação da Amazônia Oriental

Amazônia, bubalinos, carne, ácidos graxos, ecossistemas de pastagens.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Zootecnia
SUBÁREA: Nutrição e Alimentação Animal
ESPECIALIDADE: Avaliação de Alimentos para Animais

O objetivo da pesquisa foi avaliar a influência de diferentes ecossistemas de produção, três em pastagens nativas e cultivadas, em duas épocas do ano (períodos seco e chuvoso), e um em confinamento, na Amazônia Oriental nos níveis de colesterol, vitâmeros da vitamina E, β-caroteno, ácidos graxos e minerais do músculo, fígado e tecido adiposo de búfalos criados nesses ecossistemas. Foram utilizados 12 búfalos machos, com idade entre 24 e 36 meses, abatidos em matadouros frigoríficos comerciais, em cada um dos ecossistemas considerados: Ilha do Marajó (Soure); Baixo Amazonas (Santarém); Continente (Nova Timboteua); e em ecossistema de confinamento (Tomé-açú), Pará, Brasil. Foram utilizadas amostras de músculo, fígado e tecido adiposo, as quais foram armazenadas e congeladas, até a liofilização. Em seguida, enviadas ao Instituto Superior de Agronomia e à Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa, onde se realizaram as análises de vitaminas, pelo método de HPLC, ácidos graxos, através do método de cromatografia gasosa de FAME, e minerais, a partir de leituras de espectrometria de emissão óptica de plasma, acoplado indutivamente (ICPOES). Os ecossistemas, o período do ano e o local de estudo, influenciaram significativamente em grande parte dos resultados. Houve diferenças significativas nos teores de lipídios totais e colesterol total de músculo e fígado de búfalos criados nos ecossistemas amazônicos. Os teores de alfa e gama tocoferol e gama tocotrienol no músculo e fígado foram influenciados significativamente pelos ecossistemas estudados. O perfil de ácidos graxos encontrados no músculo e fígado foram significativamente diferentes. Quanto aos teores de minerais, o Na, K, Ca, Mg, P, S, Cu, Zn, Fe, Mn e Ba, diferiram significativamente no músculo, porém no fígado, todos, exceto o Mn e Ba, diferiram entre si. O trabalho de pesquisa demonstrou que os diferentes ecossistemas estudados influenciaram significativamente nos resultados de colesterol e vitaminas, perfil de ácidos graxos e minerais de músculo e tecido hepático de búfalos.

Presidente - 021.544.042-00 - JOSE DE BRITO LOURENCO JUNIOR - UFPA
Interno - 919.708.650-91 - CRISTIAN FATURI - UFRA
Externo à Instituição - ANDRÉ MARTINHO DE ALMEIDA
Externo à Instituição - MARIA REGINA SARKIS PEIXOTO JOELE