Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALISON MIRANDA SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALISON MIRANDA SANTOS
DATA: 20/04/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

ESTUDO DA PERSONALIDADE EM FRANGOS COMERCIAIS DE CORTE, POSTURA E CAIPIRÃO


PALAVRAS-CHAVES:

Bem-estar animal, traços comportamentais, personalidade, campo aberto, aproximação ao grupo, imobilidade tônica


PÁGINAS: 29
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Zootecnia
SUBÁREA: Ecologia dos Animais Domésticos e Etologia
RESUMO:

A avicultura nacional passou por grandes transformações ao longo das duas últimas décadas, firmando-se como um grande produtor e exportador avícola, seguindo as mudanças ocorridas no segmento a nível mundial, sempre buscando maior desempenho zootécnico através da intensificação nos sistemas de produção, no entanto, esses sistemas altamente produtivos caminham em direção contraria ao bem-estar. As percepções da sociedade sob a forma como os animais são criados também passaram por transformações, inicialmente propulsionadas pela compreensão de que os animais são sencientes, e fortalecido pela definição das cinco liberdades, levando uma parte da sociedade a questionar o quanto as intensificações dos sistemas de produção afetavam as liberdades das aves.

A forma como os indivíduos se relacionam com o meio em que vivem é parcialmente determinando por sua personalidade, isso explica porque os animais apresentam comportamentos diferentes no mesmo meio ambiente. O estudo da personalidade é baseado na avaliação dos traços comportamentais, através de testes que quantificam as respostas dos animais de forma comparativa, considerando prioritariamente os traços de medo e exploração.

Os animais experimentais serão avaliados em duas idades, através dos testes clássicos de campo aberto, aproximação ao grupo e imobilidade tônica, utilizando os aparatos próprios, que possibilitam a avaliação dos principais traços e classificação das variações de personalidade, em um continuo indo do tímido ao corajoso. Possibilitará ainda a verificação das diferenças de personalidade entre os indivíduos das linhagens de corte, postura e caipirão, bem como se estas diferenças oscilam com a idade e interferem no desempenho.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1550083 - ANDRE GUIMARAES MACIEL E SILVA
Externo ao Programa - 1555456 - ADRIANO BRAGA BRASILEIRO DE ALVARENGA
Externo ao Programa - 1557087 - AMAURI GOUVEIA JUNIOR
Externo à Instituição - ANDRÉ LUIZ VIARD WALSH MONTEIRO
Externo à Instituição - MARIA CRISTINA MANNO
Notícia cadastrada em: 17/04/2023 11:56
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba1