Banca de QUALIFICAÇÃO: CHARLENE DE CARVALHO SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CHARLENE DE CARVALHO SILVA
DATA: 07/07/2020
LOCAL: MINIAUDITÓRIO DO NAEA

ECONOMIA DA FELICIDADE E O RECURSO NATURAL: Bem-estar de populações afetadas pela exploração do minério de Ferro no Pará.

Bem-estar; Brasil; Felicidade; Mineração Pará, População local.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

A atividade extrativa mineral tem grande relevância na economia de nações e regiões, sendo responsável pelas maiores participações na pauta de exportações de alguns países. Contudo, destaca-se também pelos impactos socioeconômico e ambientais que sua exploração causa nos territórios e nas comunidades locais. Dessa forma, a literatura que estuda o fenômeno da mineração tem focado na compreensão da chamada maldição dos recursos naturais e nas implicações socioeconômicas e ambientais. No entanto, na perspectiva de desenvolvimento local, é extremamente importante compreender as mudanças ocorridas na vida das populações residentes no entorno destes empreendimentos e suas percepções sobre seu bem-estar. A Economia da Felicidade investiga os fatores por trás da felicidade (ou bem-estar) das pessoas, usando além dos conceitos da economia, também os da sociologia, da ciência política, e, especialmente, da psicologia. Nesse sentido, as indagações que motivaram este estudo foram: a extração mineral impacta o bem-estar das pessoas? e qual a relação entre economias dependentes da extração mineral e a felicidade da população local? Para responder a estas questões serão avaliadas as percepções dos residentes das comunidades em torno aos projetos de mineração S11D (município de Canaã dos Carajás) e Serra Leste (município de Curionópolis), responsáveis pela maior produção de minério de ferro do estado do Pará. Especificamente, objetiva-se: 1) Identificar os fatores preponderantes para o bem-estar de populações do entorno de empreendimentos de exploração do minério de ferro no Pará 2) Desenvolver um índice para medir o bem-estar de populações do entorno de empreendimentos de exploração do minério de ferro no Pará; 3) Avaliar a associação entre a exploração do minério de ferro e o bem-estar de populações do entorno. Para tanto, este estudo realizará entrevistas estruturadas com a população local para identificar suas próprias noções de bem-estar utilizando a abordagem da Economia da Felicidade. A partir daí as variáveis relevantes comporão um índice de bem-estar mensurado por meio do método Alkires Foster. Para o terceiro objetivo, primeiramente, será realizada uma pesquisa de satisfação sobre o impacto da mineração na comunidade e, finalmente, os impactos serão analisados por meio de uma modelo de regressão beta.

Presidente - 1153165 - CLAUDIA DE BARROS E AZEVEDO RAMOS
Interno - 3045245 - RICARDO THEOPHILO FOLHES
Externo ao Programa - 1712816 - EDUARDO JOSE MONTEIRO DA COSTA
Notícia cadastrada em: 30/06/2020 12:23