Notícias

Banca de DEFESA: KARLA SUELLEN LINO BARBOSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KARLA SUELLEN LINO BARBOSA
DATA: 29/10/2021
HORA: 09:00
LOCAL: MATCAM-PRODERNA-ITEC/UFPA
TÍTULO:

INFLUÊNCIA GRANULOMÉTRICA DE PARTÍCULAS DE  REJEITO MINERAL E ADIÇÃO DE FIBRAS VEGETAIS NAS PROPRIEDADES DOS COMPÓSITOS POLIMÉRICOS.



PALAVRAS-CHAVES:

Mármore e Granito; Gestão de Resíduos; Fibras de Sisal; Fibras de Curauá; Sustentabilidade.


PÁGINAS: 84
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Química
SUBÁREA: Processos Industriais de Engenharia Química
ESPECIALIDADE: Processos Inorgânicos
RESUMO:

 

A indústria de extração e corte de minerais descarta materiais que podem ser aproveitados e, em busca de uma melhor destinação e diminuição dos impactos ambientais, pesquisadores têm empregado esses rejeitos na fabricação de materiais compósitos. Deste modo, foram fabricados materiais compósitos de matriz polimérica com carga de resíduo de mármore e granito nas granulometrias de 100, 200, 325 e 400 mesh da série de Tyler e materiais compósitos híbridos com resíduo nas faixas de 100 e 200 mesh e fibras vegetais de sisal e curauá nos comprimentos de 15 mm com o objetivo de verificar a influência granulométrica das partículas nas propriedades dos compósitos. A metodologia de produção dos compósitos baseou-se no método hand lay-up, laminação manual em compósitos, associado à prensagem em molde metálico retangular. A matriz polimérica consistiu em uma resina de poliéster isoftálica adjunto com materiais catalíticos e a fase dispersa foi definida em fração mássica, no qual os compósitos com resíduo apresentaram proporções de 5, 10, 15, 20 e 25 % e os compósitos híbridos apresentaram a adição de proporção fixa de 3 % de fibras vegetais. Foram realizadas caracterizações morfológicas no resíduo e nas fibras, além de caracterização mineralógica no resíduo. Nos compósitos foram realizados ensaios físicos, ensaio de flamabilidade horizontal e ensaio mecânico de resistência à tração. A caracterização no resíduo indicou componentes como quartzo, dolomita e calcita, assim como morfologia angular e as fibras evidenciaram superfície rugosa e irregularidades. A caracterização física dos compósitos evidenciou a sensibilidade do resíduo quanto a proporção e granulometria. A resistência às chamas dos compósitos foram efetivas com redução gradativa de aproximadamente 48 % para a granulometria de 100 mesh e a extinção das chamas nas composições MG-10 (325 mesh) e MG-10/F3 (100 mesh + FC) e a análise de resistência à tração obteve resultados superiores a matriz plena com aumento de 58 % para o compósito na faixa de 100 mesh de resíduo. A pesquisa mostrou a viabilidade do uso dos materiais da fase dispersa e a possibilidade de utilização em diversas aplicações.



MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2914728 - DEIBSON SILVA DA COSTA
Presidente - 1346583 - EMANUEL NEGRAO MACEDO
Externo ao Programa - 3239224 - EMERSON CARDOSO RODRIGUES
Interno - 328248 - JOAO NAZARENO NONATO QUARESMA
Externo à Instituição - JOSE ANTONIO DA SILVA SOUZA
Externo à Instituição - LUIS CARLOS ALVES VENANCIO
Notícia cadastrada em: 19/10/2021 14:29
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2