Notícias

Banca de DEFESA: ALINE LOPES FERREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALINE LOPES FERREIRA
DATA: 23/02/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de Aula do MATCAM-ITEC/UFPA
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO ZEOLÍTICA EM SÍNTESES COM DIFERENTES PROPORÇÕES DE SI/AL VIA PROCESSO HIDROTERMAL A PARTIR DE CAULIM DURO (FLINT)


PALAVRAS-CHAVES:

Caulim duro; Proporção de Si/Al; Tempo Reacional; Formação zeolítica.


PÁGINAS: 84
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Química
SUBÁREA: Processos Industriais de Engenharia Química
ESPECIALIDADE: Processos Inorgânicos
RESUMO:

A síntese zeolítica é composta por diversos fatores reacionais, no qual ao se alterar uma condição, pode ocasionar na modificação significativa da tendência de intensidade dos cristais zeolíticos ou do tipo de zeólita formada. Nesse contexto, este trabalho tem o objetivo de explorar a mudança da proporção de Si/Al em diferentes períodos de tempo e analisar o produto formado. Inicialmente, foi realizada a caracterização do caulim duro através de análises de FRX, DRX, MEV, TG, DTG e DSC. Posteriormente, efetuou-se a calcinação do caulim duro a 650 °C por 2 horas, com finalidade de transformar o material de partida em metacaulinita facilitando a reestruturação em zeólita no meio reacional do processo hidrotermal dinâmico (com agitação). Ao todo, foram realizadas 7 sínteses hidrotermais com proporções de Si/Al diferentes, cada uma com duração de 6 horas. Em cada síntese foi retirada alíquotas de meia em meia hora sendo filtradas, cujo o líquido foi utilizado para realização da titulação, enquanto que o material particulado do período de 1, 2, 4 e 6 horas foram aplicados para a verificação no Difratograma de Raios X (DRX) e MEV. Em todos os produtos foram observadas as fases cristalinas referentes à zeólita A, sodalita e em alguns pontos de faujasita e cancrinita. Diante dos dados obtidos, verificou-se que todas as composições utilizadas tiveram resultados satisfatórios com formação de zeólita desde 1 hora de síntese, ou seja, curto período de tempo. Além disso, foi possível verificar de forma visível através da intensidade dos picos e do surgimento ou desaparecimento de tipos zeolíticos, a interferência do tempo e da proporção de Si/Al no meio. Além do DRX, utilizou-se a análise por dendrograma com intuito de identificar agrupamentos, ou seja, quais produtos tiveram características semelhantes podendo analisar intervalos de melhor formação. O MEV foi realizado com o material de 1 hora, verificando morfologia característica de zeólita A e sodalita principalmente nas proporções de Si/Al=1 e 1,5. A concentração de NaOH no meio, verificada por meio da titulação, apresentou pouco consumo deste reagente ao longo da síntese. Dessa forma, concluiu-se que as condições reacionais aplicadas no caulim duro mostraram capacidade de formar zeólitas, possibilitando a verificação da formação.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALICE DOS PRAZERES PINHEIRO
Presidente - 1346583 - EMANUEL NEGRAO MACEDO
Externo ao Programa - 3239224 - EMERSON CARDOSO RODRIGUES
Interno - 328248 - JOAO NAZARENO NONATO QUARESMA
Externo à Instituição - PATRICIA MAGALHAES PEREIRA SILVA
Notícia cadastrada em: 10/02/2023 16:16
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1