Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: JENNIFFER RAYANE ALVES DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JENNIFFER RAYANE ALVES DE OLIVEIRA
DATA: 03/02/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Sala Paul Le Cointe/Laboratório de Engenharia Química da UFPA (LEQ)
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DE PRODUÇÃO DE BATOM UTILIZANDO OS ÓLEOS DE AÇAÍ, ANDIROBA, CASTANHA DO BRASIL E MANTEIGA DE TUCUMÃ, CORANTE DE CARMIM E ESSÊNCIA DE COPAÍBA.


PALAVRAS-CHAVES:

Cosméticos naturais; Batom; Óleos Amazônicos; Manteiga.


PÁGINAS: 79
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Química
SUBÁREA: Processos Industriais de Engenharia Química
ESPECIALIDADE: Processos Orgânicos
RESUMO:

O mercado de cosméticos naturais, apesar de ainda pouco expressivo em comparação aos convencionais, vêm obtendo crescimento nos últimos anos. Diversas pesquisas estão sendo executadas para elaboração de produtos utilizando matérias primas amazônicas, devido às suas inúmeras propriedades. O açaí (Euterpe Oleracea) é uma palmeira típica da floresta amazônica, da polpa dos seus frutos é possível a extração de um óleo com elevado teor de compostos antioxidantes. A andiroba (Carapa guianensis Aubl.) é uma árvore facilmente encontrada nas margens dos rios amazônicos, cujas as sementes possuem um óleo insetífugo e medicinal. A castanheira é uma árvore nativa da região Amazônica e suas amêndoas são conhecidas comercialmente como castanha-do-Brasil, delas extrai-se um o óleo com alto teor de lipídios, vitaminas e minerais. A espécie (Astrocaryum aculeatum) é uma oleaginosa com polpa amplamente consumida no norte do Brasil, de sua amêndoa é extraída a manteiga de tucumã, que possui grande potencial cosmético e farmacêutico. O carmim é um corante vermelho obtido das fêmeas dissecadas do inseto (Dactylopius coccus, Costa), e vem sendo largamente utilizado como alternativa à substituição aos corantes sintéticos pela indústria alimentícia, cosmética e de fármacos. O óleo essencial de copaíba, extraído da resina da espécie (Copaifera Officinalis) possui um aroma exótico e propriedades terapêuticas. Assim, objetivo deste estudo é a fabricação de batons à base de ingredientes amazônicos, utilizando-se os óleos de açaí, andiroba e castanha do Brasil, manteiga de tucumã, corante de carmim e essência de copaíba, além de outros constituintes presentes em sua formulação. Os óleos e a manteiga utilizados neste estudo foram doados pela empresa 100% Amazônia, sediada no município de Belém-PA, onde após a coleta passaram por análises físico-químicas e CG-EM, permitindo o cálculo dos índices de iodo, saponificação, acidez, peróxido e identificação dos ácidos graxos presentes em suas composições. O corante de carmim foi diluído em base oleosa de acordo recomendações do fabricante, sendo usados os óleos de açaí, andiroba e castanha do Brasil, obtendo-se três diluições diferentes, os batons produzidos por estes passaram por análises colorimétricas para verificação da diferença total de cor. A essência de copaíba, extraída por hidrodestilação, passou por análises de CG-EM, permitindo a identificação dos compostos voláteis presentes em sua composição. Para o estudo de controle de qualidade dos batons foram feitos ensaios de congelamento e descongelamento, obtendo-se resultados satisfatórios.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANA CAROLINA DA SILVA COSTA
Presidente - 2278490 - DAVI DO SOCORRO BARROS BRASIL
Interno - 326380 - LENIO JOSE GUERREIRO DE FARIA
Notícia cadastrada em: 31/01/2023 12:12
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango1