Notícias

Banca de DEFESA: JESSICA LORRANY FERREIRA BARBOSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JESSICA LORRANY FERREIRA BARBOSA
DATA: 28/12/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Sala virtual: https://meet.google.com/eck-miab-fmu
TÍTULO:

Influência de Superfícies Super Hidrofóbicas na Hidrodinâmica de uma Coluna de Bolhas.


PALAVRAS-CHAVES:

Coluna de bolhas; Fração de vazio; Sensores de condutividade; Tamanho e distribuição de bolhas; Análise de imagem; Revestimento hidrofóbico.


PÁGINAS: 44
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO:

Este trabalho propõe investigar experimentalmente a hidrodinâmica de uma coluna de bolhas, sob a influência de uma parede com revestimento superhidrofóbico, aplicado a um meio isotérmico e unidimensional. O escoamento bifásico será caracterizado em termos da fração de vazio, considerada uma variável importante para caracterizar o regime de escoamento. Sua transição, será investigada a partir do escoamento uniforme (homogêneo) até o escoamento turbulento (heterogêneo) em uma coluna de bolha de tubo aberto. O método experimental será fundamentado através de medições de fração de vazio e técnica de análise de sensores de condutividade, em colunas com e sem revestimento hidrofóbico, para que se possa investigar a influência da superfície superhidrofóbica na transição do regime do escoamento e na hidrodinâmica da coluna de bolhas. Após serem tomadas todas as medidas, através da técnica de sonda condutiva, para o caso sem revestimento e para o caso com revestimento, será feita uma análise comparativa dos dados obtidos com os presentes na literatura, visando compreender, em parte, os efeitos que este revestimento causará na dinâmica do escoamento. Os trabalhos até estão, disponíveis na literatura mostram que para escoamentos bifásicos em dutos, condicionados a um revestimento superhidrofóbico, o regime homogêneo é estabilizado, proporcionando um melhor rendimento em seus processos, pois há uma considerável redução do arrasto com a superfície. Desta forma, se fazem necessários estudos sobre o impacto destes materiais na dinâmica do escoamento em colunas de bolhas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1804883 - MARCELO DE OLIVEIRA E SILVA
Externo ao Programa - 1549677 - RAUL NUNES DE CARVALHO JUNIOR
Interno - 1834774 - WELLINGTON DA SILVA FONSECA
Notícia cadastrada em: 20/12/2021 08:41
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1