Notícias

Banca de DEFESA: DEISYLENE DO SOCORRO NEGRAO CARDOSO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DEISYLENE DO SOCORRO NEGRAO CARDOSO
DATA: 23/02/2021
HORA: 08:00
LOCAL: Sala Virtual: Google Meet
TÍTULO:

Fabricação de Compósitos usando Poliestireno Expandido Reciclado e Biomassa Pós Consumo Reforçados por Nanotubos de Carbono.


PALAVRAS-CHAVES:

Nanocompósito; Poliestireno expandido; Cinza do caroço de açaí; Nanotubo de carbono.


PÁGINAS: 54
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO:

Materiais que apresentam um bom desempenho mecânico já vem sendo aplicados em várias pesquisas, exemplos deles, são os nanotubos de carbono (NTC), que é um ótimo reforço para compósitos de matriz polimérica, promovem nestes, excelentes propriedades mecânicas, físicas, elétricas e excelente flexibilidade. Fatores que associam desempenho mecânico com sustentabilidade se apresentam com bastante relevância e pensando nisso, foi utilizado o poliestireno expandido (EPS) e o caroço de açaí, que são resíduos que não possuem destinação ambientalmente correta, eles são gerados pós-consumo e descartados no meio ambiente, causando vários problemas ambientais. Nesta pesquisa, foi produzido um nanocompósito de EPS, biomassa de açaí e nanotubos de carbono, as placas para ensaios mecânicos foram produzidas com poliestireno expandido e cinza do caroço de açaí com porcentagens de 4% e 8% e nanotubos de carbono na porcentagem de 0,1%, 0,2%, 0,4% e 0,8%, dissolvidos em acetona e catalizador no ultrassônificador. A caracterização foi realizada por microscopia eletrônica de varredura (MEV) e a resistência elétrica foi avaliada pela medição de duas pontas no picoamperímetro, o ensaio de impacto Charpy foi realizado para avaliar a resistência do material, a amostra de 0,2% em peso MWNTC mostrou uma melhoria de 40% na resistência ao impacto e 6130% na condutividade elétrica sobre a matriz de EPS pura.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2178124 - EDUARDO DE MAGALHAES BRAGA
Externo à Instituição - LAÉRCIO GOUVÊA GOMES
Externo ao Programa - 1889786 - MARCOS ALLAN LEITE DOS REIS
Interno - 1152812 - ROBERTO TETSUO FUJIYAMA
Notícia cadastrada em: 15/02/2021 11:45
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango1