Banca de DEFESA: FRANCISCO MACHADO DE ASSIS BENTES NETO

DISCENTE: FRANCISCO MACHADO DE ASSIS BENTES NETO
DATA: 06/03/2020
LOCAL: Auditório FEM/UFPA

Soldagem GMAW – P com SWITCHBACK e Adição de Arame Frio Aplicada à Manufatura Aditiva do Alumínio.

Manufatura aditiva; Alumínio; GMAW-P; Arame frio. Switchback.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica

A manufatura aditiva é um processo de fabricação que consiste na deposição de múltiplas camadas de material, a partir de um modelo tridimensional. Este processo possibilita a criação de peças de pequeno e grande porte, com geometrias complexas e que, frequentemente, não seriam possíveis por processos de manufatura subtrativa convencionais, com aplicações nos setores aeroespaciais, aeronáuticos, navais entre outros. A manufatura aditiva de materiais metálicos normalmente é realizada através de processos de soldagem, neste contexto, destaca-se o processo de soldagem GMAW, pois possibilita a fabricação de peças de grande porte, com elevada taxa de deposição, além de apresentar custo relativamente baixo. Apesar destas vantagens, muitas dificuldades ainda devem ser superadas para viabilizar a fabricação de componentes através da manufatura aditiva com arco elétrico. Sendo assim, este trabalho aborda a soldagem GMAW-P com a técnica switchback e com adição de arame frio, aplicados à manufatura aditiva do alumínio. Foram realizados testes em simples deposição utilizando o arame ER5356 para explorar os parâmetros de soldagem e das referidas técnicas derivativas. Os resultados desta etapa mostraram que melhor acabamento superficial e menor incidência de defeitos (trincas, poros e falta de fusão) foram obtidas para condições de baixa amplitude de tecimento para as soldas com switchback, e para alimentação de arame frio de até 50% da velocidade de alimentação do arame eletrodo. Por fim, foram confeccionadas paredes com os melhores resultados da etapa anterior, os resultados mostraram que as paredes depositadas com adição de arame frio apresentaram maior altura por passe, menor quantidade de poros e microdureza ligeiramente mais elevada. Por outro lado, as paredes com switchback apresentaram melhor acabamento superficial.

Interno - 2413748 - ALEXANDRE SALDANHA DO NASCIMENTO
Presidente - 273119 - CARLOS ALBERTO MENDES DA MOTA
Externo ao Programa - 1870088 - DOUGLAS NEVES GARCIA
Externo à Instituição - HÉLIO ANTÔNIO LAMEIRA DE ALMEIDA