Banca de DEFESA: MIRIAM LYS DE ALMEIDA GEMAQUE

DISCENTE: MIRIAM LYS DE ALMEIDA GEMAQUE
DATA: 06/12/2022
LOCAL: Sala Virtual: https://meet.google.com/bex-mpiu-ebk

Otimização Hidrodinâmica de Turbinas Hidrocinéticas com Pás Curvadas.

Turbinas Hidrocinéticas; Pás Curvadas; Otimização de Pás.

GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica

A turbina hidrocinética tem recebido destaque em todo o mundo para fins de geração elétrica, uma vez que tal tecnologia pode reduzir fortemente o impacto ambiental. Turbinas projetadas com pás curvadas para trás podem reduzir significativamente a carga axial, sendo relevante para turbinas hidrocinéticas. No entanto, poucos trabalhos foram feitos na literatura a esse respeito. Para o caso dos rotores hidrocinéticos, as pás com curvatura para trás ainda são um desafio, pois desconhecemos qualquer procedimento de otimização disponível, tornando este estudo relevante para o atual estado da arte. Assim, o presente trabalho desenvolve um novo procedimento de otimização ao aplicado às pás de turbinas hidrocinéticas curvadas para trás, sendo a principal contribuição da abordagem o projeto de pás com carga axial reduzida no rotor. O método proposto consiste em uma extensão das teorias axial e do elemento de pá para o caso de pás curvadas para trás por meio de uma função de transformação ao radial. Como resultado, tal transformação afeta fortemente as distribuições de corda e ângulo de torção ao longo da pá, aumentando o torque da turbina e consequentemente o coeficiente de potência.

Presidente - 1508841 - JERSON ROGERIO PINHEIRO VAZ
Interno - 1260926 - MANOEL SILVINO BATALHA DE ARAUJO
Externo à Instituição - OSVALDO RONALD SAAVEDRA MENDES
Notícia cadastrada em: 05/12/2022 16:07