Notícias

Banca de DEFESA: NADIA SILVA COSMO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NADIA SILVA COSMO
DATA: 01/03/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Sala virtual: https://meet.google.com/zwn-wozu-ovi
TÍTULO:

Estudo de uma Liga Hipoperitetica Sn-Sb Solidificada em um Dispositivo Direcional Horizontal: Microestrutura e Molhabilidade Comparativa.


PALAVRAS-CHAVES:

Liga Sn-Sb; ligas livres de chumbo; parâmetros microestruturais; molhabilidade; ligas peritéticas.


PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
RESUMO:

A liga Sn-37%Pb é uma das mais empregadas em processos de montagem de placas e circuitos eletrônicos, devido ao ótimo grau de molhabilidade do chumbo e excelentes características referentes ao acabamento do produto final (GARCIA et al., 2009). Entretanto, desde o início da década passada, soldas contendo chumbo vêm sofrendo crescente pressão das leis regulamentares, e uma alternativa para eliminar os riscos potenciais do chumbo é a substituição deste metal por outros componentes de liga menos nocivos à saúde humana (ITSUBO et al., 2003). Existe então uma busca por uma liga que substitua o sistema Pb-Sn, e apresente as mesmas características mecânicas que fazem as ligas à base de chumbo uma das mais utilizadas até hoje em circuitos elétricos. Estudos preliminares indicam que ligas Sn-Sb consistem em alternativas promissoras para a substituição das ligas de solda contendo chumbo, porém, é necessário avaliar a influência das taxas de resfriamento durante processo de solidificação sobre a microestrutura formada, assim como a utilização da liga Sn-Sb para substituição de ligas de chumbo de baixo calor de fusão, para soldas de revestimento e de brasagem em componentes eletrônicos. O presente trabalho tem por objetivo um estudo da influência da solidificação direcional horizontal na estrutura final da liga Sn-5,5%Sb e uma análise comparativa de sua molhabilidade com a liga comercial Sn-37%Pb e a liga peritética Sn-2%Sb através da análise do ângulo da gota formada em um experimento similar ao da gota séssil. Os resultados obtidos demonstram grande potencial para a utilização de tais ligas como substitutas de euteticos de chumbo, sendo observados resultados de ângulos de molhabilidade com diferenças inferiores a 3%, e é constatada a importância da afinidade metalúrgica do substrato para a melhoria desta molhabilidade.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - EMMANUELLE SA FREITAS
Interno - 1674348 - IVALDO LEAO FERREIRA
Presidente - 2877989 - MARIA ADRINA PAIXAO DE SOUZA DA SILVA
Notícia cadastrada em: 28/02/2022 09:56
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2