Notícias

Banca de DEFESA: ALEX SANCHES MACEDO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALEX SANCHES MACEDO
DATA: 28/01/2022
HORA: 09:30
LOCAL: GOOGLE MEET
TÍTULO:

ANÁLISE DE CANAL PARA A FREQUÊNCIA DE 3,5 GHz EM AEROPORTO


PALAVRAS-CHAVES:

Frequência 3,5GHz, Grande Ambiente Indoor, Aeroporto, Sondagem de Canal, Pequena e Larga Escala, Co-polarização, Polarização Cruzada.


PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
RESUMO:

Para atender o aumento vertiginoso do consumo de usuários e equipamentos conectados em rede móvel, diversos trabalhos e pesquisas estão sendo propostas e desenvolvidas. No Brasil, está prevista a chegada da tecnologia 5G a partir de 2022, e que utilizará a faixa de frequência de 3,5 GHz. Partindo de quê existem poucos estudos disponíveis na literatura, quanto ao comportamento do canal, sua caracterização do canal é de importante relevância. Assim, nesta dissertação, é apresentado estudo realizado sobre a análise de canal para a frequência de 3, 5 GHz em um grande ambiente indoor, este cenário é em um saguão do Aeroporto Internacinal Val de Cans, em Belém do Pará. A campanha de medições foram realizadas para Line-Of-Sight (LOS) e por meio da sondagem de canal são extraídos os parâmetros de dispersão do canal de pequena escala. Esses parâmetros como o mean delay, delay spread, também foi verificada a banda de coerência do canal e o perfil de potência e retardos. Também foi investigado o sinal através dos modelos Floot-Interception , Close-In e suas variações são aplicados e analisados para avaliar a perda de percurso para co-polarização (V-V e H-H) e polarização cruzada (V-H e H-V). A metodologia aplicada em larga escala mostrou-se adequada com os dados para outros tipos de ambientes e outras frequências encontrados na literatura.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1927644 - FABRICIO JOSE BRITO BARROS
Interno - 2522772 - JASMINE PRISCYLA LEITE DE ARAUJO
Externo à Instituição - LESLYE ESTEFANIA CASTRO ERAS
Externo à Instituição - PEDRO VLADIMIR GONZALEZ CASTELLANOS
Notícia cadastrada em: 26/01/2022 11:13
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2