Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: DAVI CARVALHO MOREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DAVI CARVALHO MOREIRA
DATA: 30/06/2021
HORA: 15:00
LOCAL: Video conferência
TÍTULO:

ANÁLISE DE SOBRETENSÕES TRANSITÓRIAS MUITO RÁPIDAS EM FALHAS DE SUBESTAÇÕES ISOLADAS A GAS EM 550 KV


PALAVRAS-CHAVES:

análise de falha; sobretensões transitórias muito rápidas; subestação isolada a gás; extra-alta tensão; modelo de múltiplas centelhas.


PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
SUBÁREA: Sistemas Elétricos de Potência
ESPECIALIDADE: Transmissão da Energia Elétrica, Distribuição da Energia Elétrica
RESUMO:

 Esta pesquisa apresenta uma análise de sobretensões transitórias muito rápidas (VFTO) experimentada por subestações isoladas a gás (SIGs) que ocasionaram falhas de chaves seccionadoras (CSs) e disjuntores (DJs). As simulações foram implementadas utilizando um programa de transitórios eletromagnéticos com modelagem de componentes SIG para análise de alta frequência. Um modelo de múltiplas centelhas foi implementado para analisar todo o processo de geração de VFTO em manobra manual de CS. Os resultados da simulação foram verificados por comparação com medições de teste de campo e mostraram uma forma de onda e previsão de amplitude aceitavelmente precisas para VFTO na SIG 550 kV em estudo, permitindo uma análise consistente da falha. Os resultados da simulação utilizando modelos de circuitos elétricos equivalentes indicaram que as falhas ocorreram em uma tensão abaixo da tensão suportável de impulso atmosférico com uma quantidade elevada de centelhas. Após a análise, foi possível concluir que o fechamento manual da CS gerou centelhas excessivas, ocasionando danos significativos aos contatos fixos e móveis e tensões anormais no isolamento do gás SF6 na região do campo elétrico não homogêneo do DJ, impactando em a redução da rigidez dielétrica do gás SF6, gerando-se assim um arco de alta intensidade entre a blindagem e o invólucro.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2224684 - MARCUS VINICIUS ALVES NUNES
Interno - 1548213 - JOAO PAULO ABREU VIEIRA
Externo à Instituição - DIORGE DE SOUZA LIMA
Externo à Instituição - FERNANDO DE SOUZA BRASIL
Notícia cadastrada em: 31/05/2021 15:15
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba2