Notícias

Banca de DEFESA: ANDRÉ AUGUSTO PACHECO DE CARVALHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDRÉ AUGUSTO PACHECO DE CARVALHO
DATA: 11/03/2015
HORA: 09:00
LOCAL: Lab. de Enga. Eletrica
TÍTULO:

Métricas de QOS/QOE de Vídeo em Redes Sem Fio para o Auxilío ao Planejamento de Ambientes Indoor Utilizando uma Abordagem Bayesiana.


PALAVRAS-CHAVES:

QoE/QoS, medições, simulação, redes bayesianas, redes sem fio.


PÁGINAS: 90
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
SUBÁREA: Telecomunicações
ESPECIALIDADE: Teoria Eletromagnetica, Microondas, Propagação de Ondas, Antenas
RESUMO:

Aplicações em redes sem fio e multimídia têm crescido nos últimos anos. Transmissões exigentes como vídeo afetam a qualidade de experiência (QoE) e qualidade de serviço (QoS) provida aos usuários domésticos e comerciais. Esse monografia apresenta uma estratégia híbrida de avaliação da predição do comportamento de métricas de QoE e QoS através de campanha de medições, redes bayesianas e simulação auxiliando o planejamento de ambientes indoor. Para a campanha de medições foi realizada previamente uma simulação através do programa desenvolvido no MatLab, para que fossem mapeados todos os pontos de medições no prédio escolhido para caso de uso. As Métricas como nível de sinal RSSI (Receiver Signal Strength Intensity), jitter, perda de pacotes, atraso, PSNR (Peak Signal-to-Noise Ratio) e SSIM (Structural Similarity) foram coletadas durante as medições indoor realizadas, o que não exclui a possibilidade de uso desta proposta para outras situações.

 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 325740 - GERVASIO PROTASIO DOS SANTOS CAVALCANTE
Interno - 246.579.052-87 - ROBERTO CELIO LIMAO DE OLIVEIRA - UFPA
Externo ao Programa - 2884587 - BRUNO SOUZA LYRA CASTRO
Externo ao Programa - 327379 - SIMONE DA GRACA DE CASTRO FRAIHA
Notícia cadastrada em: 02/02/2015 12:47
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2