Notícias

Banca de DEFESA: VANDERSON GERALDO ARANHA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VANDERSON GERALDO ARANHA DA SILVA
DATA: 08/11/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório do Centro de Excelência em Eficiência em Energética da Amazônia - CEAMAZON
TÍTULO:

MANUTENÇÃO PREDITIVA EM SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA UTILIZANDO REGISTROS DE DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS INTELIGENTES (IEDs)


PALAVRAS-CHAVES:

Manutenção preditiva, Dispositivos Eletrônicos Inteligentes (IEDs), Perdas Financeiras.


PÁGINAS: 72
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
RESUMO:

Hoje, as empresas de geração e transmissão de energia elétrica são remuneradas pelas disponibilidades de suas funções de transmissão (FTs) e não mais por aquilo que é gerado e transmitido no Sistema Interligado Nacional (SIN). Diante desse contexto, cada vez mais, esforços são envidados pelas empresas geradoras e transmissoras de forma que desligamentos intempestivos não ocorram, ou sejam evitados. Além das perdas de receitas quando de desligamentos intempestivos ocorrem no sistema, as empresas são submetidas a um rígido processo de fiscalização por parte dos órgãos reguladores, como o Operador Nacional do Sistema e a Agência Nacional de Energia Elétrica. Investimentos em tecnologia estão permitindo novos rumos para a operação e manutenção dos equipamentos de potência, uma vez que dispositivos de alta capacidade de processamento de dados estão viabilizando técnicas otimizadas de manutenção preditiva baseadas na proteção, no controle e no monitoramento das grandezas elétricas do sistema elétrico, além da garantia da velocidade e segurança nas informações. Os dispositivos eletrônicos inteligentes (Intelligent Electronic Devices – IEDs) são sistemas multiprocessados com hardware e software que trabalham continuamente com medições de grandezas elétricas, proteção, comando, controle, monitoramento e possuem memórias robustas para gravar listas de eventos e formas de onda dos sinais analógicos em tempo real. Nesse trabalho serão abordados casos reais em que desligamentos de FTs foram evitados a partir das análises das listas de eventos e oscilografias, o que permite a empresa se antecipar ao problema, ter a melhor tomada de decisão e reduzir de forma significativa as suas perdas financeiras no processo de operação e manutenção do seu sistema elétrico.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 326021 - UBIRATAN HOLANDA BEZERRA
Interno - 2153063 - MARIA EMILIA DE LIMA TOSTES
Externo ao Programa - 326263 - EDSON ORTIZ DE MATOS
Externo à Instituição - RAIDSON JENNER NEGREIROS DE ALENCAR
Notícia cadastrada em: 09/10/2019 11:16
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha2